TRÍDUO DE SÃO LEOPOLDO  MANDIC 2004

1º DIA  DO  TRÍDUO

OS  PRECEITOS  DA  IGREJA

Com.

Boa noite para todos. Iniciamos hoje o tríduo a são Leopoldo Mandic, padroeiro e intercessor da nossa comunidade paroquial. São Leopoldo é o santo da misericórdia e da compaixão, cujo apostolado restaurou muitos corações aflitos e desesperados. Em sua vida, são Leopoldo, sempre se preocupou em acolher e ajudar a todos que precisam da misericórdia divina. Nesta novena queremos agradecer a Deus pelos Dons que nos dispensa no dia a dia e pedir força e coragem para continuarmos a testemunhá-lo com alegria e fé. De pé, vamos iniciar esta celebração, cantando:

CANTO INICIAL: Te amarei

Me chamaste para caminhar na vida contigo,decidi para sempre segui-te, não voltar atrás. Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma, é difícil agora viver sem lembrar-me de Ti.

Te amarei, Senhor (bis),  eu só encontro
a paz e a alegria bem perto de Ti (2x)

Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitário, pois conheces a minha fraqueza e o meu coração. Vem ensina-me a viver a vida na Tua presença, no amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união.

ACOLHIDA

Cel.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Tod.

Amém.

Cel.

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do divino Espírito Santo estejam sempre convosco.

Cel.

Bendito seja Deus para sempre.

NOVENA DE SÃO LEOPOLDO MANDIC

Lei. 1

Glorioso são Leopoldo, que fostes enriquecido pelo Pai celeste de tantos tesouros de graça em favor de quantos a Vós recorrem, alcançai-nos uma fé viva e uma caridade ardente, para que estejamos sempre unidos a Deus, através de sua graça.

Tod.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...

Lei. 2

Glorioso são Leopoldo, instrumento perfeito do Divino Salvador, fazei que o sacramento salutar da reconciliação nos traga a Graça abundante, para o bem de nossas almas e a salvação da humanidade. Desta forma, livres de todo pecado, possamos anunciar e realizar, com alegria, o projeto do vosso Reino.

Tod.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...

Lei. 1

Glorioso são Leopoldo, vaso eleito dos dons do Divino Espírito Santo, por vós distribuídos com grande abundância em tantas almas, alcançai-nos a libertação dos sofrimentos e aflições que nos oprimem e dai-nos a força de suportar com paciência as adversidades cotidianas da vida.

Tod.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...

Cel.

Deus nos fala de muita formas e maneiras. A vida e o testemunho de são Leopoldo mostram o grande Amor de Deus, que experimentamos no perdão oferecido e recebido a cada dia. Vamos orar em silêncio, enquanto ouviremos o canto de meditação, e pedir as graças necessárias para bem vivermos o nosso compromisso cristão. Pela intercessão poderosa de são Leopoldo, peçamos uma vida santa, livre de todas as tentações e tribulações que nos atormentam.

PEDE-SE   A   GRAÇA   NECESSÁRIA

Lei. 2 

Glorioso são Leopoldo que nutristes, durante toda a vida, grande amor à Virgem Maria e fostes correspondido com tantos favores, rogai por nós a fim de que a própria Virgem Mãe, olhe para nossas misérias e nos alcance a proteção divina e as bênçãos celestiais.

Tod.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...

Lei. 1

Ó nosso glorioso são Leopoldo, que tivestes tanta compaixão dos sofrimentos humanos e confortastes tantos aflitos, vinde em nosso auxílio: por vossa bondade não nos abandoneis, mas consolai-nos, concedendo-nos as graças que vos pedimos. Amém

Tod.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...

Com.

A Igreja continua na história a ação educadora e salvadora de Jesus. Os dois primeiros preceitos da Igreja nos mostram a maneira de vivenciar melhor o nosso compromisso cristão e buscar uma vida de santidade.

PRECEITOS  DA  IGREJA

Lei. 3

1º mandamento: participar da santa Missa nos domingos e dias santos
A participação na santa missa do "Dia do Senhor" ou dos dias santos de guarda é um dever obrigatório para todo cristão batizado, porque Jesus Cristo ressuscitou no primeiro dia da semana, que é o domingo. -"Por que buscais entre os mortos Aquele que está vivo? Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como Ele vos disse, quando ainda estava na Galiléia" (Lucas 24, 5-6), disseram dois anjos de vestes resplandescentes às santas discípulas que foram ver o Corpo de Jesus no sepulcro. A santa missa é o Santo Sacrifício de Cristo que foi consumado no Calvário, sendo renovado e celebrado do nascer ao pôr-do-sol em todo o mundo pela salvação da humanidade. Faltar à missa aos domingos e dias santos sem nenhum motivo que impeça de assistí-la ou de ir até o Templo do Senhor é considerada falta grave pela igreja, ficando portanto, o fiel cristão impedido de receber a comunhão ou eucaristia. Os dias santos de guarda são quatro:
Festa da santa Mãe de Deus (1º de janeiro); Festa do Corpo e Sangue de Jesus Corpus Cristi (data variável); Festa da Imaculada Conceição de Maria (8 de dezembro); Natal do Senhor (25 de dezembro), vinda do Salvador ao mundo.
2º mandamento: confessar-se ao menos uma vez cada ano

O segundo mandamento prescreve que o cristão batizado deve confessar-se ao menos uma vez por ano, mas como o gênero humano tem uma natureza, digamos, corrupta devido a herança do pecado original cometido pelos primeiros pais (Adão e Eva) no início da criação, o espírito necessita de uma "limpeza espiritual" constante para não acumular muitas faltas ou pecados graves (mortais) que comprometem a salvação da alma. E é através do sacramento da reconciliação ou confissão sacramental que a Igreja de Cristo proporciona ao homem a reconciliação com Deus e com os irmãos, libertando dos males espirituais com o perdão dos pecados. "Se vossos pecados forem escarlates, tornar-se-ão brancos como a neve! Se forem vermelhos como a púrpura, ficarão brancos como a lã!" (Isaías 1, 18).

 

Com.

Jesus é o Deus compassivo que nos liberta de todas as nossas enfermidades, físicas ou espirituais. De pé ouçamos a sua Palavra, com devoção e confiança, cantando.

CANTO DO EVANGELHO: Como são belos

Como são belos os pés do mensageiro, que anuncia a paz.
Como são belos os pés do mensageiro, que anuncia o Senhor

Ele vive, Ele reina, Ele é Deus e Senhor (2x)

O meu Senhor chegou com toda a glória. Vivo Ele está, Ele está.
Bem junto a nós Teu corpo Santo a nos tocar. E vivo eu sei, Ele está.

Cel.

Boa notícia de Jesus Cristo narrada por  Lucas (19, 1 – 10)

Tod.

Glória a vós Senhor

Cel.

“Tendo entrado em Jericó, atravessava a cidade. Eis que um homem, chamado Zaqueu, o qual era um chefe dos publicanos e rico, procurava conhecer de vista Jesus, mas não o podia por causa da multidão, porque era pequeno de estatura. Correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: “Zaqueu, desce depressa, porque convém que eu fique hoje em tua casa. Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente. Vendo isto, todos murmuravam dizendo: Foi hospedar-se em casa de um homem pecador. Entretanto Zaqueu, de pé diante Senhor, disse-lhe: Hoje entrou a salvação nesta casa, porque este também é filho de Abraão. Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que tinha perecido”.  Palavra da Salvação.

Tod.

Glória a vós, Senhor.

REFLETINDO  DA  PALAVRA

Tod.

Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra...

PRECES  DA  COMUNIDADE

Cel.

Deus é amor infinito. Peçamos, junto com nosso padroeiro, por nós aqui presentes e pelas necessidades da igreja e do mundo inteiro, rezando: 
Nós vos pedimos, Senhor!

Lei. 4

Senhor, pela intercessão de são Leopoldo, despertai em nós o dom da oração e do recolhimento e fazei com que cumpramos a vossa divina Vontade.

Lei. 4

Senhor, pela intercessão de são Leopoldo, dai-nos o verdadeiro espírito de misericórdia e perdão bem como a ajuda nas horas da tentação.

Lei. 4

Senhor, pela intercessão de são Leopoldo, alimentai em nós a firme vontade de servir a nossa Comunidade paroquial e o amor ao sacrifício da Santa Missa.

Lei. 4

Senhor, pela intercessão de são Leopoldo, reavivai em cada um de nós o amor e a devoção ao Imaculado Coração de Maria.

Lei. 4

Senhor, pela intercessão de são Leopoldo, concedei-nos a misericórdia do vosso Coração na hora de nossa morte.

Lei. 4

Senhor, pela intercessão de são Leopoldo, protegei o nosso Brasil e ajudai-nos a praticar a justiça e a solidariedade, para sermos uma pátria de irmãos.

Lei. 4

Senhor, pela intercessão de são Leopoldo, chamai à conversão todos os pecadores e refazei a unidade da Igreja, reconduzindo para o rebanho quem se afastou dela.

Lei. 4

Senhor, pela intercessão de são Leopoldo, dai o consolo a todos os enfermos, sofredores e desesperados.

Cel.

Aceitai, Senhor, nossa humilde oração que te apresentamos por intercessão de são Leopoldo, com a confiante esperança de que seremos atendidos em nossa súplica confiante. Por Cristo nosso Senhor.

Tod.

Amém.

(após  a  comunhão)

RITOS FINAIS

Cel.

Oremos, agradecendo a Deus por esta celebração da fé e da esperança.

Tod.

Ó Deus, Pai bom e misericordioso, nós te agradecemos porque continuamente renovas e vivificas a tua Igreja, despertando novos santos em seu seio. Eles imitaram perfeitamente a Jesus aqui na terra, reproduzindo em suas próprias vidas o mistério pascal do teu Filho. Agora, na glória da eternidade, continuam sendo nossos modelos e intercessores. Através de teus santos fazes resplandecer a nossos olhos a infinita variedade e riqueza dos dons do teu Espírito de amor. Nós te suplicamos, Deus Todo-poderoso, a graça de podermos trilhar o caminho que são Leopoldo nos indicou, para que no fim da nossa vida na terra possamos, possuir e ser possuídos por tua luz e tua glória, que serão a nossa eterna felicidade. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Cel.

O Senhor esteja convosco.

Tod.

Ele está no meio de nós.

Cel.

Abençoe-vos Deus todo poderoso, em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.

Tod.

Amém.

Cel.

Louvado seja  nosso Senhor Jesus Cristo

Tod.

Para sempre seja louvado.

CANTO FINAL

 

2º DIA  DO  TRÍDUO

3º e 4º PRECEITOS DA IGREJA

Com.

Estamos celebrando o tríduo a são Leopoldo Mandic, nosso padroeiro e intercessor. São Leopoldo é o grande missionário do Reino, cujo apostolado trouxe, ao seio da Igreja, muitos de seus filhos dispersos. Neste segundo dia da novena queremos refletir sobre o tema do preceito da Igreja católica. Iniciemos esta celebração, de pé, pedindo a presença da Santíssima Trindade entre nós e em cada um de nós:

CANTO INICIAL: Senhor, quem entrará

Senhor, quem entrará no santuário pra te louvar? (2x)
Quem tem as mãos limpas, e o coração puro,
quem não é vaidoso, e sabe amar. (2x)

Senhor, eu quero entrar no santuário pra te louvar? (2x)
Ó dá-me mãos limpas, e um coração puro,
arranca a vaidade, ensina-me a amar. (2x)

Senhor, já posso entrar no santuário pra te louvar. (2x)
Teu sangue me lava, teu fogo me queima,
o Espírito Santo inunda meu ser. (2x)

ACOLHIDA

Cel.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Tod.

Amém.

Cel.

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do divino Espírito Santo estejam sempre convosco.

Cel.

Bendito seja Deus para sempre.

NOVENA DE SÃO LEOPOLDO MANDIC

Lei. 1

Glorioso são Leopoldo, que fostes enriquecido pelo Pai celeste de tantos tesouros de graça em favor de quantos a Vós recorrem, alcançai-nos uma fé viva e uma caridade ardente, para que estejamos sempre unidos a Deus, através de sua graça.

Tod.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...

Lei. 2

Glorioso são Leopoldo, instrumento perfeito do Divino Salvador, fazei que o sacramento salutar da reconciliação nos traga a Graça abundante, para o bem de nossas almas e a salvação da humanidade. Desta forma, livres de todo pecado, possamos anunciar e realizar, com alegria, o projeto do vosso Reino.

Tod.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...

Lei. 1

Glorioso são Leopoldo, vaso eleito dos dons do Divino Espírito Santo, por vós distribuídos com grande abundância em tantas almas, alcançai-nos a libertação dos sofrimentos e aflições que nos oprimem e dai-nos a força de suportar com paciência as adversidades cotidianas da vida.

Tod.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...

Cel.

Deus nos fala de muita formas e maneiras. A vida e o testemunho de são Leopoldo mostram o grande Amor de Deus, que experimentamos no perdão oferecido e recebido a cada dia. Vamos orar em silêncio, enquanto ouviremos o canto de meditação, e pedir as graças necessárias para bem vivermos o nosso compromisso cristão. Pela intercessão poderosa de são Leopoldo, peçamos uma vida santa, livre de todas as tentações e tribulações que nos atormentam.

PEDE-SE   A   GRAÇA   NECESSÁRIA

Lei. 2 

Glorioso são Leopoldo que nutristes, durante toda a vida, grande amor à Virgem Maria e fostes correspondido com tantos favores, rogai por nós a fim de que a própria Virgem Mãe, olhe para nossas misérias e nos alcance a proteção divina e as bênçãos celestiais.

Tod.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...

Lei. 1

Ó nosso glorioso são Leopoldo, que tivestes tanta compaixão dos sofrimentos humanos e confortastes tantos aflitos, vinde em nosso auxílio: por vossa bondade não nos abandoneis, mas consolai-nos, concedendo-nos as graças que vos pedimos. Amém

Tod.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...

Com.

A Igreja é Mestre e discípula. Como discípula procura ouvir a Palavra de Jesus e anunciá-la com fidelidade. Como Mestre procura educar na fé seus filhos e filhas para uma vivência mais coerente e corajosa do Evangelho. Vamos conhecer mais dois preceitos de nossa Igreja.

PRECEITOS  DA  IGREJA

Lei. 3

3º mandamento: comungar ao menos pela Páscoa.
Comungar ao menos pela Páscoa ou "fazer a Páscoa" como prescreve a igreja, é cumprir um dever muito antigo que já fazia o Povo de Deus do Antigo Testamento. Celebrar a Páscoa recebendo a comunhão ou eucaristia significa o encontro e comunhão com Jesus Cristo que liberta de todo o mal, ou seja, é celebrar a libertação ou "passagem" de uma vida de escravidão no pecado para uma vida nova com Cristo.
4º mandamento: Jejuar e não comer carne quando manda a santa Igreja.

A santa Igreja prescreve no quarto mandamento que a quarta-feira de cinzas e a sexta-feira da Paixão são dias de se fazer jejum do corpo ou de alimentos com abstinência de carnes nestes dias, em respeito à morte de Jesus Cristo na cruz e como meios de penitenciar o corpo e o espírito, a fim de que os "canais da graça" sejam liberados da mancha dos pecados do egoísmo e do orgulho.

Com.

Jesus é o Deus compassivo que nos liberta de todas as nossas enfermidades, físicas ou espirituais. De pé ouçamos a sua Palavra, com devoção e confiança, cantando.

Lei. 3

Palavra da Igreja.

Tod.

Salve a santa Madre igreja!

CANTO DO EVANGELHO: Buscai primeiro

Buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça
E tudo mais vos será acrescentado, aleluia, aleluia!

Não só de pão o homem viverá, mas de toda palavra, Que procede da boca de Deus, aleluia, aleluia!

Cel.

O Senhor esteja convosco

Tod.

Ele está no meio de nós

Cel.

Boa notícia de Jesus Cristo narrada por Mateus (4; 1  - 11)

Tod.

Glória a vós Senhor

Cel.

“Então Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo demônio. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. Aproximando-se o tentador, disse-lhe: Se és filho de Deus, dize que estas pedras se convertam em pães. Ele, porém, respondendo-lhe, disse: Está escrito: “Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”. Então o demônio transportou-o à cidade santa, pô-lo sobre o pináculo do templo e disse-lhe: Se és filho de Deus, lança-te daqui abaixo. Porque está escrito: “Porque mandou aos seus anjos em teu favor, que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te levarão nas suas mãos, para que o teu pé não tropece em alguma pedra”. Jesus disse-lhe: Também está escrito: “Não tentarás o Senhor teu Deus”. De novo o demônio  o transportou a um monte muito alto, e lhe mostrou todos os reinos do mundo e a sua magnificência, e lhe disse: “Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares”. Então Jesus disse-lhe: “Vai-te, satanás, porque está escrito: - O Senhor teu Deus adorarás e a ele só servirás”. Então o demônio deixou-o; e eis que os anjos se aproximaram, e o serviram. " Palavra da Salvação

Tod.

Glória a vós, Senhor.

REFLETINDO  DA  PALAVRA

Tod.

Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra...

PRECES  DA  COMUNIDADE

Cel.

Deus é amor infinito. Peçamos, junto com nosso padroeiro, por nós aqui presentes e pelas necessidades da igreja e do mundo inteiro, rezando: Nós vos pedimos, Senhor!

Lei. 4

Senhor, pela intercessão de são Leopoldo, despertai em nós o dom da oração e do recolhimento e o cumprimento da vossa divina Vontade.

Lei. 4

Senhor, pela intercessão de são Leopoldo, dai-nos o verdadeiro espírito de misericórdia e perdão e a ajuda nas horas da tentação.

Lei. 4

Senhor, pela intercessão de são Leopoldo, alimentai em nós a firme vontade de servir a nossa Comunidade paroquial e o amor ao sacrifício da Santa Missa.

Lei. 4

Senhor, pela intercessão de são Leopoldo, concedei-nos a misericórdia do vosso Coração na hora de nossa morte.

Lei. 4

Senhor, pela intercessão de são Leopoldo, protegei o nosso Brasil e ajudai-nos a praticar a justiça e a solidariedade, para sermos uma pátria de irmãos.

Lei. 4

Senhor, pela intercessão de são Leopoldo, chamai à conversão todos os pecadores e refazei a unidade da Igreja, reconduzindo para o rebanho quem se afastou dela.

Lei. 4

Senhor, pela intercessão de são Leopoldo, dai o consolo a todos os enfermos, sofredores e desesperados.

Cel.

Aceitai, Senhor, nossa humilde oração que te apresentamos por intercessão de são Leopoldo, com a confiante esperança de que seremos atendidos em nossa súplica confiante. Por Cristo nosso Senhor.

Tod.

Amém.

(após  a  comunhão)

RITOS FINAIS

Cel.

Oremos, agradecendo a Deus por esta celebração da fé e da esperança.

Tod.

Ó Deus, Pai bom e misericordioso, nós te agradecemos porque continuamente renovas e vivificas a tua Igreja, despertando novos santos em seu seio. Eles imitaram perfeitamente a Jesus aqui na terra, reproduzindo em suas próprias vidas o mistério pascal do teu Filho. Agora, na glória da eternidade, continuam sendo nossos modelos e intercessores. Através de teus santos fazes resplandecer a nossos olhos a infinita variedade e riqueza dos dons do teu Espírito de amor. Nós te suplicamos, Deus Todo-poderoso, a graça de podermos trilhar o caminho que são Leopoldo nos indicou, para que no fim da nossa vida na terra possamos, possuir e ser possuídos por tua luz e tua glória, que serão a nossa eterna felicidade. Por Cristo nosso Senhor. 

AVISOS  DA  COMUNIDADE

Cel.

O Senhor esteja convosco.

Tod.

Ele está no meio de nós.

Cel.

Abençoe-vos Deus todo poderoso, em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.

Tod.

Amém.

Cel.

Louvado seja  nosso Senhor Jesus Cristo

Tod.

Para sempre seja louvado.

CANTO FINAL

 

3º DIA  DO  TRÍDUO

5º  PRECEITO  DA  IGREJA

Com.

Estamos encerrando o tríduo a são Leopoldo Mandic, o padroeiro e intercessor muito querido da nossa Paróquia. De coração aberto e alegre, iniciemos esta celebração, de pé, pedindo a presença da Santíssima Trindade entre nós e em cada um de nós, cantando:

ACOLHIDA

Cel.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Tod.

Amém.

Cel.

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do divino Espírito Santo estejam sempre convosco.

Cel.

Bendito seja Deus para sempre.

NOVENA DE SÃO LEOPOLDO MANDIC

Lei. 1

Glorioso são Leopoldo, que fostes enriquecido pelo Pai celeste de tantos tesouros de graça em favor de quantos a Vós recorrem, alcançai-nos uma fé viva e uma caridade ardente, para que estejamos sempre unidos a Deus, através de sua graça.

Tod.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...

Lei. 2

Glorioso são Leopoldo, instrumento perfeito do Divino Salvador, fazei que o sacramento salutar da reconciliação nos traga a Graça abundante, para o bem de nossas almas e a salvação da humanidade. Desta forma, livres de todo pecado, possamos anunciar e realizar, com alegria, o projeto do vosso Reino.

Tod.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...

Lei. 1

Glorioso são Leopoldo, vaso eleito dos dons do Divino Espírito Santo, por vós distribuídos com grande abundância em tantas almas, alcançai-nos a libertação dos sofrimentos e aflições que nos oprimem e dai-nos a força de suportar com paciência as adversidades cotidianas da vida.

Tod.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...

Cel.

Deus nos fala de muita formas e maneiras. A vida e o testemunho de são Leopoldo mostram o grande Amor de Deus, que experimentamos no perdão oferecido e recebido a cada dia. Vamos orar em silêncio, enquanto ouviremos o canto de meditação, e pedir as graças necessárias para bem vivermos o nosso compromisso cristão. Pela intercessão poderosa de são Leopoldo, peçamos uma vida santa, livre de todas as tentações e tribulações que nos atormentam.

PEDE-SE   A   GRAÇA   NECESSÁRIA

Lei. 2 

Glorioso são Leopoldo, que nutristes durante toda a vida, grande amor com a Virgem Maria e fostes correspondido com tantos favores, rogai por nós a fim de que, a própria Virgem Mãe, olhe para nossas misérias e nos alcance a proteção divina e as bênçãos celestiais.

Tod.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...

Lei. 1

Glorioso são Leopoldo, que tivestes tanta compaixão dos sofrimentos humanos e confortastes tantos aflitos, vinde em nosso auxílio, agora e na hora de nossa morte. Por vossa infinita bondade, consolai-nos e concedei-nos as graças que vos pedimos. Amém

Tod.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...

Com.

O dízimo é a nossa resposta de fé e de gratidão a Deus  Pai, por tudo o que nos proporciona ao longo de nossa vida. Contribuir com o dízimo e mostrar uma grande Amor para nossa Igreja, empenhada na evangelização dos povos e na caridade aos mais carentes.

PRECEITOS  DA  IGREJA

Lei. 3

5º mandamento: pagar dízimos, conforme o costume.

O quinto mandamento da Igreja prescreve e adverte que os fiéis cristãos batizados em Cristo também são responsáveis e provedores da construção do Reino de Deus aqui na terra, providenciando os meios materiais com as ofertas ou dízimos, a fim de prover o sustento ou salário daqueles que lhes anunciam o Evangelho do Reino, ou seja, dos "pastores eclesiásticos" responsáveis pela salvação das almas e edificação do Reino de Deus aqui na terra, "pois o operário merece o seu sustento" (Mateus 10, 10); 

- manter, construir ou conservar o Templo erguido em honra a Deus; assim como, auxiliar a instituição religiosa católica através dos seminários, na formação dos sacerdotes para prestarem serviço a Deus e ao seu Povo. "A messe é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe" (Mateus 9, 37-38).

 "Conforme o costume": a Igreja, de certo modo, não estabelece uma quantia "exata" do que se deve contribuir nas ofertas do dízimo, mas deve ser cumprido com uma certa constância e freqüência, de preferência, mensalmente, se o nosso trabalho é remunerado mês a mês, de conformidade com os valores ou quantias recebidas individualmente de cada salário, economia ou produção, cumprindo o preceito da igreja com um certo grau de generosidade, bondade, alegria, espontaneidade (sem constrangimentos) e discrição, uma vez que o "Divino Mestre" disse que se deve fazer as boas obras em segredo, esperando a recompensa e o louvor somente de Deus, porque Ele é poderoso e fiel para cumular-nos de todas as bênçãos de que necessitamos. "Cumpri vossa tarefa antes que o tempo passe e, no devido tempo, Ele vos dará a recompensa" (Eclo 51, 38). Jesus ratificou a necessidade das "ofertas" ou "oferendas" materiais à Sua Igreja, quando Ele observava como as pessoas colocavam suas quantias em dinheiro no "Cofre do Templo": os ricos destinavam grandes quantias daquilo que lhes sobravam; uma pobre viúva destinou apenas duas pequenas moedas que eram do seu sustento material, ou digamos, do seu salário. E Jesus disse que aquela pobre viúva pôs mais do que os outros porque ela dividiu do pouco que tinha para se manter, repartindo com Deus (a Casa de Deus). Conseqüentemente, foi ela quem mais agradou a Deus recebendo maiores "bênçãos e benefícios". (Lucas 21, 3-4).

Lei. 3

Palavra da Igreja.

Tod.

Salve a santa Madre igreja!

Com.

Jesus, o Deus conosco, nos cura e liberta de todos os males físicos e espirituais.

CANTO DO EVANGELHO: Meu espírito conduz

O meu Espírito conduz, quem ouve a voz do Filho meu.

Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia (2x)

Quem der testemunho de Mim, diante dos homens dos tronos.

Não tema o que possa dizer,que o Meu Espírito mesmo dirá

Cel.

Boa notícia de Jesus Cristo narrada por  Lucas (17, 11 – 19)

Tod.

Glória a vós Senhor

Cel.

"Sucedeu que, indo Jesus para Jerusalém, atravessava a Samaria e a Galiléia. Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, que pararam ao longe, e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós. Tendo-os ele visto, disse-lhes: Ide, mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos. Um deles, quando viu que tinha ficado limpo, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz, e prostrou-se por terra a seus pés, dando-lhe graças; este era um samaritano. Jesus disse: Não são dez os que foram curados? Os outros nove onde estão? Não se encontrou quem voltasse e desse glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse para ele: Levanta-te, vai; a tua fé te salvou”.  Palavra da Salvação

Tod.

Glória a vós, Senhor.

REFLETINDO  DA  PALAVRA

Tod.

Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra...

ORAÇÃO  DO  DIZIMISTA

Tod.

Recebei, Senhor minha oferta: não é esmola, porque não sois mendigo. Não é apenas contribuição, porque não precisais dela. Não é o resto que me sobra que vos ofereço. Esta importância representa, Senhor, o meu reconhecimento. Pois, se tenho, é porque me destes.

Cel.

Aceitai, Senhor, nossa humilde oração que te apresentamos por intercessão de são Leopoldo, com a confiante esperança de que seremos atendidos em nossa súplica confiante. Por Cristo nosso Senhor.

(após  a  comunhão)

RITOS FINAIS

Cel.

Oremos, agradecendo a Deus por esta celebração da fé e da esperança.

Tod.

Ó Deus, Pai bom e misericordioso, nós te agradecemos porque continuamente renovas e vivificas a tua Igreja, despertando novos santos em seu seio. Eles imitaram perfeitamente a Jesus aqui na terra, reproduzindo em suas próprias vidas o mistério pascal do teu Filho. Agora, na glória da eternidade, continuam sendo nossos modelos e intercessores. Através de teus santos fazes resplandecer a nossos olhos a infinita variedade e riqueza dos dons do teu Espírito de amor. Nós te suplicamos, Deus Todo poderoso, a graça de podermos trilhar o caminho que são Leopoldo nos indicou, para que no fim da nossa vida na terra possamos, possuir e ser possuídos por tua luz e tua glória, que serão a nossa eterna felicidade. Por Cristo nosso Senhor. Amém

Cel.

O Senhor esteja convosco.

Tod.

Ele está no meio de nós.

Cel.

Abençoe-vos Deus todo poderoso, em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.

Tod.

Amém.

Cel.

Louvado seja  nosso Senhor Jesus Cristo

Tod.

Para sempre seja louvado.

CANTO FINAL