RITO   DO   SACRAMENTO   DO   MATRIMÔNIO

RITOS INICIAIS

1. ENTRADA DOS PADRINHOS - NOIVO - NOIVA

2. ACOLHIDA

Cel.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Todos

Amém.

Cel.

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco!

Todos

Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Cel.

N. e N., a igreja participa da vossa alegria e vos recebe de coração aberto, assim como a vossos pais, parentes e amigos, neste dia em que, diante de Deus, nosso Pai, ireis firmar entre vós uma aliança para toda a vida. Que o Senhor vos ouça neste dia de tanta felicidade, e vos mande o auxílio celeste, e assim vos conserve por muito tempo, e vos conceda muitas graças, segundo o vosso coração, e realize todas as vossas aspirações.

Todos

Amém.

Cel.

Atendei, ó Deus, as nossas súplicas e derramai as vossas bênçãos sobre N. e N., para que, unindo-se em matrimônio diante do vosso altar, sejam confirmados na caridade. Por Cristo nosso Senhor. 

Todos

Amém.

3. PRIMEIRA LEITURA OU SALMO

4. CANTO DO EVANGELHO: Eu vim para escutar

Eu vim para escutar tua palavra, tua palavra, tua  palavra de amor.

Eu gosto de escutar tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor.

Eu quero entender melhor tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor.

O mundo ainda vai viver tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor.

Cel.

O Senhor esteja convosco.

Todos

Ele está no meio de nós.

Cel.

Boa notícia de Jesus Cristo narrada por são João (15, 12 – 17).

Todos

Glória a vós, Senhor!

Cel.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se praticais o que vos ordeno. Não mais vos chamo de servos, porque o servo não sabe o que seu senhor faz; mas eu vos chamo de amigos, porque tudo o que ouvi do Pai eu vos dei a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto e para que o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo o que pedires ao Pai em meu nome, Ele o conceda. Isto vos ordeno: amai-vos uns aos outros". - Palavra da salvação.

Todos

Glória a vós, Senhor!

5. RITO DO MATRIMÔNIO

Cel.

Aqui viestes, N. e N. para que, na presença do sacerdote e da comunidade cristã, o vosso amor seja marcado por Cristo com um sinal sagrado. Cristo abençoa o vosso amor. Já vos tendo consagrado pelo batismo, vai enriquecer-vos agora com o sacramento do matrimônio, para que sejais fiéis um ao outro e a todos os vossos deveres. Por isso eu vos pergunto: N. e N. viestes aqui para unir-vos em matrimônio. É de livre e espontânea vontade que o fazeis?

Noivos

Sim.

Cel.

Abraçando o matrimônio, ides prometer amor e fidelidade um ao outro. É por toda a vida que o prometeis?

Noivos

Sim.

Cel.

Estais dispostos a receber com amor os filhos que Deus vos confiar, educando-os na lei de Cristo e da igreja?

Noivos

Sim.

Cel.

Para manifestar o vosso consentimento em selar a sagrada aliança do matrimônio, diante de Deus e de sua igreja, aqui reunida, dai um ao outro a mão direita. N. queres receber N. por tua legítima esposa e lhe prometes ser fiel, amá-la e respeitá-la na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da tua vida?

Noivo

Quero.

Cel.

N. queres receber N. por teu legítimo esposo e lhe prometes ser fiel, amá-lo e respeitá-lo, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da tua vida?

Noiva

Quero.

Cel.

Deus confirme este compromisso que manifestastes perante a igreja e derrame sobre vós as suas bênçãos! O que Deus uniu o homem não separe.

Noivos

Amém.

6. BÊNÇÃO DAS ALIANÇAS

Cel.

Deus abençoe + estas alianças que ides entregar um ao outro em sinal de amor e fidelidade. 

Noivos

Amém.

7. OS NOIVOS FICAM UM EM FRENTE AO OUTRO PARA ENTREGA DA ALIANÇA

Noivo

N. recebe esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Noiva

N. recebe esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

8. ORAÇÃO DOS FIÉIS

9. BÊNÇÃO DA NOVA FAMÍLIA

Pais e padrinhos estendem a mão sobre os noivos e rezam, em silêncio, com o sacerdote

Cel.

Pai santo, criador do universo, vós fizestes o homem e a mulher à vossa imagem, e quisestes cobrir de bênçãos a sua união: nós vos pedimos por esta vossa filha N. que hoje se une a seu marido N. pelo sacramento do matrimônio. Desça sobre ela a vossa bênção e sobre aquele que ela recebe como companheiro. Que eles encontrem a felicidade, dando-se um ao outro adornem de filhos ao seu lar e enriqueçam a igreja e sirvam a todos de exemplo. Na alegria vos louvem e na tristeza vos procurem, sintam em seus trabalhos vossa assistência e nas aflições vosso consolo. Enfim, após uma vida longa e feliz, possam, com os amigos que os cercam, chegar ao reino do céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Todos

Amém.

10. PAI NOSSO

Todos

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. 

Cel.

Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudando-nos pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo salvador.

Todos

Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

RITOS FINAIS

11. ENTREGA DAS CERTIDÕES DE CASAMENTO RELIGIOSO E CIVIL 

12. ASSINATURA DO TERMO DE CASAMENTO

13. BÊNÇÃO FINAL

Cel.

Que Deus, vosso Pai, vos conserve no vosso amor, para que a paz de Cristo habite em vós e permaneça sempre na vossa casa.

Todos

Amém.

Cel.

Que Deus vos dê a bênção dos filhos, o apoio dos amigos e a paz com todos.

Todos

Amém.

Cel.

Sede no mundo um sinal do amor de Deus, abri vossa porta aos pobres e infelizes, que um dia vos receberão, agradecidos, na casa do Pai.

Todos

Amém.

Cel.

E a todos vós, aqui reunidos, abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.

Todos

Amém.