RITO  DAS  EXÉQUIAS

RITOS INICIAIS

1. MOTIVAÇÃO

Cel.

Meus irmãos, estamos aqui reunidos para rezar por N. que hoje terminou sua caminhada na terra. Queremos agora professar nossa fé na ressurreição e elevar nossas preces ao Deus da vida para que nosso irmão (ou irmã) N. seja acolhido(a) pelos anjos e santos no festim da eternidade.

2. SALMO 129

Cel.

Das profundezas, Senhor , a vós eu clamo, Senhor, escutai o meu apelo;

vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor de minha súplica.

Se levardes em conta, Senhor, as nossas faltas, Senhor, quem poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, em vós temo e espero.

Minha alma espera no Senhor, em sua palavra tenho confiança;

minha alma espera no senhor, mais confiante do que o vigia esperando pela aurora. Que o vigia espere pela aurora e Israel pelo Senhor!

Porque no senhor encontra-se a graça copiosa redenção,

é ele quem redimirá Israel de todas as suas faltas.

3. OREMOS

Cel.

Pai de misericórdia e Deus de toda consolação, vós nos acompanhais com amor eterno, transformando as sombras da morte em aurora de vida.

Olhai agora compassivo as lágrimas dos vossos filhos.

Dai-nos, Senhor, vossa força e proteção para que a noite da nossa tristeza se ilumine com a luz da vossa paz. O vosso filho e Senhor nosso, morrendo, destruiu nossa morte, e ressurgindo deu-nos novamente a vida. Dai-nos graça de ir ao seu encontro para que, após a caminhada desta vida, estejamos um dia reunidos com nossos irmãos onde todas as lágrimas serão enxugadas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Todos

Amém.

4. EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO JOÃO

Cel.

Naquele tempo, Marta disse a Jesus: "Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido. Mas eu sei que, ainda agora, tudo o que pedires a Deus, Deus te concederá". Disse-lhe Jesus: "teu irmão ressuscitará"."Eu sei, respondeu Marta, que ele ressuscitará na ressurreição que haverá no último dia". Disse-lhe Jesus:" Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crê isto?"

Respondeu- lhe ela: "sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que devia vir a este mundo". - Palavra da salvação.

Cel.

Glória a vós, Senhor.

5. ORAÇÃO DOS FIÉIS

Cel.

Rezemos pelo(a) nosso(a) irmão(ã) N. e ao Senhor Jesus Cristo que disse: "Eu sou a ressurreição e a vida: aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá para sempre ". Vós que chorastes sobre Lázaro, enxugai as nossas lágrimas.

Todos

Nós vos pedimos, Senhor!

Cel.

Vós que ressuscitastes os mortos, dai a vida eterna a esse nosso irmão.

Todos

Nós vos pedimos, Senhor!

Cel.

Vós que prometestes o paraíso ao bom ladrão arrependido, recebei no céu este nosso irmão!

Todos

Nós vos pedimos, Senhor!

Cel.

Acolhei entre os santos este nosso irmão purificado com a água do batismo e assinalado pela sagrada unção.

Todos

Nós vos pedimos, Senhor!

Cel.

Recebei à mesa do vosso reino este nosso irmão tantas vezes alimentado pelo vosso corpo e sangue.

Todos

Nós vos pedimos, Senhor!

Todos

Fortalecei pela consolação da fé e pela esperança da vida eterna a nós, entristecidos pela morte de nosso irmão.

Todos

Nós vos pedimos,Senhor!

6. PAI NOSSO

Todos

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. 

Cel.

Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudando-nos pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo salvador.

Todos

Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

Todos

Pai de misericórdia, que este(a) vosso(a) filho(a) N. não sofra o castigo de seus atos, ele(ela) que desejou fazer a vossa vontade. E como fé o associou na terra ao povo fiel, vossa misericórdia o(a) associe no céu aos vossos anjos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Todos

Amém.

7. PELO MORTO

Cel.

O Senhor esteja convosco.

Todos

Ele esta no meio de nós. 

8. OREMOS

Cel.

Ouvi, ó Pai, as nossas preces: sede misericordioso para com vosso(a) servo(a) N. que chamastes deste mundo. Concedei-lhe a luz e a paz no convívio dos vossos santos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Todos

Amém.

Cel.

Pai tende misericórdia e Deus de toda consolação, vós nos acompanhais com amor eterno, transformando as sombras da morte em aurora de vida.

Olhai agora compassivo as lágrimas dos vossos filhos. Dai-nos, Senhor, vossa  força e proteção para que a noite da nossa tristeza se ilumine com a luz da vossa paz. O vosso Filho e Senhor nosso, morrendo, destruiu a nossa morte, e ressurgindo, deu-nos novamente a vida. Dai-nos a graça de ir ao seu encontro para que, após a caminhada desta vida, estejamos um dia reunidos com nossos irmãos onde todas as lágrimas serão enxugadas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Todos

Amém.

Cel.

Nas vossas mãos, Pai de misericórdia, entregamos a alma de(a) nosso(a) irmão(ã) N. na firme esperança de que ele(ela) ressurgirá com Cristo no último dia, como todos os que no Cristo adormeceram (nós vos damos graças por todos os dons que lhe concedestes na sua vida mortal para que fossem sinais da vossa bondade e da comunhão de todos em Cristo). Escutai na vossa misericórdia as nossas preces: abri para ele(a) as portas do paraíso e a nós que ficamos concedei que nos consolemos uns aos outros com as palavras da fé (até que o dia em que nos encontraremos todos no Cristo e assim estaremos sempre convosco) e com este(a) nosso(a) irmão(ã).

Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Todos

Amém .