Chorar faz bem

No altar, você não consegue segurar as lágrimas. Quando ele diz que está apaixonado, elas brotam pelo seus olhos. Na hora da separação, você desaba. Até beijo de novela faz com que você se desmanche. Se você é assim, chora por qualquer coisa, com certeza já ouviu aquelas frases que todos os homens adoram: "mulher chora por tudo", ou "você é uma manteiga derretida".

Antes que as lágrimas brotem do seus olhos de raiva, saiba que choramos não só porque temos apenas os cromossomos "XX", mas porque geralmente mostramos mais nossos sentimentos.

- O que ocorre é que a educação dada à mulher difere muito da educação dada aos homens. Para eles, demonstrar sentimentos é "sinal de fraqueza". Na verdade, os homens não sabem muito bem como administrar seus sentimentos, não foram educados para isso - explica a psicóloga Olga Tessari.

Embora esse comportamento normalmente seja visto como uma fraqueza feminina, chorar só traz benefícios ao nosso organismo.

Isso mesmo! Chorar faz bem, alivia a angústia e libera a tensão. Azar dos homens, que têm que bancar os durões em todos os momentos. Talvez seja por essa mania de bancarem os fortões, que existe o colo da mãe, da mulher, da amiga, que eles sempre procuram nos momentos de aflição.

A emotividade das mulheres tem uma influência que os homens não são capazes de entender, a hormonal. Não é por acaso que 10 entre 10 mulheres geralmente ficam mais sensíveis no período pré-menstrual ou durante a gravidez, quando as taxas hormonais estão em constantes mudanças no organismo.

- A variação hormonal das mulheres interfere em seu jeito e humor. Os hormônios se alternam ao longo do ciclo menstrual, provocando alterações no humor e no comportamento feminino - afirma a psicóloga.

- Quando fico mais emotiva do que o normal, o Cláudio sempre pergunta se estou com TPM (tensão pré-menstrual) - conta a enfermeira Carla Almeida, 33 anos.
Você pode até não gostar muito de ter a sensibilidade à flor da pele, mas ser uma Maria-mole tem suas vantagens.

- O ato de chorar funciona como um diminuidor de tensões. Sempre que choramos nos sentimos aliviados, mais calmos e relaxados. O fato de poder demonstrar sentimentos, leva as mulheres a rir, chorar, falar, enfim, a manifestar todo e qualquer sentimento de forma mais natural e positiva - garante a especialista Olga Tessari.

Então, fique à vontade para liberar seus sentimentos. Está feliz? Triste? Ou chateada com a separação? Chore à vontade!

Olga Inês Tessari - psicóloga e psicoterapeuta