Língua de vaca

tanchagem, tansagem, plantagem, tranchagem

plantago major

A tanchagem contém abundante mucilagem, potássio, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas, entre outros elementos constitutivos.
Depurativa, diurética, anti-bacterianas, combate tosses e bronquites. Tem propriedades cicatrizantes, por isso as folhas frescas maceradas são úteis contra picadas de abelhas, irritação de pele, úlceras, queimaduras e sangramento de pequenos cortes.Usada também em casos de ardor de estômago, diarréia e desinteria. Também usada em gargarejos para dor e inflamação de garganta. Contém mucilagem que é protetora intestinal e uterina.
Aplicada diretamente sobre a acne e outros males de pele, as folhas de tanchagem, bem lavadas, e socadas como emplastro, aliviam a dor, combatem a inflamação e ajudam a cicatrizar. Tem ação tonificante sobre a pele.
Bom para diarréia, utilizar infusão de bebida padrão. Externamente usada para curar feridas; as raízes são tônicas. Conjuntivite, terçóis, irritações e outras doenças dos olhos podem ser amenizados pelo uso do chá dessa planta (bem coado), bebido e aplicado sob forma de compressas, lavatórios por aspersão, ou pingado como colírio.

Infuso: 5 gs da erva picada em 100 ml de água fervente descansando por 10 minutos. Tomar 2 ou 3 vezes ao dia.