SONHOS  QUE  SE  REALIZAM

 


PARAPSICOLOGIA
autor:
padre Quevedo

fonte:
boletim  Clap

Psicanaliticamente, o sonho seria uma realização ilusória de um desejo (Freud). Só o desejo mais ou menos recalcado provocaria o Sonho, por isso não haveria sonhos sem significado. Mas certamente Freud e seus seguidores erram profundamente nessa simplificação. O sonho tem outras muitas causas: Dramatização de mínimos estímulos então captados, lembranças e associações do acontecido durante a vigília. O sonho é também necessário para a realização pelo inconsciente, da sua análise e síntese da personalidade. E também o sonho pode ter causas parapsicológicas: Talento do Inconsciente, HIP, Psi-gamma (Telepatia e Precognição).

Em Parapsicologia se chama Percepção Extra-Sensorial (ESP) ou Psi-Gamma (das letras gregas psi, início da palavra Psiché, que significa alma, e gamma, primeira letra da palavra gnosis, que siginifica conhecimento), o conhecimento próprio da alma.

A ESP ou Psi-Gamma, precisamente por ser espiritual, não tem as barreiras do tempo, distância, obstáculos...que limitam os conhecimentos sensoriais. Concretamente, o conhecimento extra-sensorial ou psigâmico do futuro chama-se precognição, e a sigla é Pcg.

O sonho é uma situação de inconsciência. Quando dormimos não temos consciência do que se passa. Esta descida do consciente facilita, como por vasos comunicantes, a subida e manifestação das faculdades

 

inconscientes. Alguma vez pode manifestar-se em sonhos uma Pré-cognição(Pcg). Especialmente (não exclusivamente), quando esse conhecimento se refere a pessoas ou acontecimentos emotivos. Pela força da emotividade, por exemplo, a mãe pode sonhar (psigamicamente) com um acidente automobilístico que dias depois o filho sofrerá.Em alguns sonhos também se dá, o que, em Psicologia se chama, paramnésia. Mais do que definí-la, podemos descrever a paramnésia como um fenômeno psíquico pelo qual, entre duas coisas parecidas, caímos na conta das semelhanças e não percebemos as dissemelhanças; e isto não é Precognição e nem se trata de fenômeno parapsicológico. Exemplo: "No caso de uma pessoa sonhar com alguém que não conhece e depois acredita que encontrou a pessoa do sonho". Pode acontecer que o sonho simplesmente reflita o ideal que uma pessoa têm de alguém...composição imaginária de diversas qualidades físicas e psíquicas que tem admiração nas pessoas. Quando posteriormente conhece uma pessoa parecida com a composição idealística, acreditou que essa era a pessoa com que sonhara. Na realidade era uma pessoa parecida, efeito da paremnésia.

Resumindo: Existem sonhos precognitivos, que se realizam de forma idêntica ao que foi sonhado. Mas assim como todos os fenômenos parapsicológicos: são incontroláveis, involuntários e inconscientes, além de serem raros.