FUNDAMENTOS  BÍBLICOS  DO  PRIMADO DE  PEDRO

    

JESUS PROMETE FAZER DE PEDRO O PRIMEIRO PAPA

(Mt. 16,13 - 19) Chegando à região de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: "Quem as pessoas dizem que é o Filho do homem?" Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas". Então ele perguntou-lhes: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo". Em resposta, Jesus disse: "Feliz és tu, Simão filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue quem te revelou isso, mas o Pai que está nos céus. E eu te digo: Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja e as portas do inferno nunca levarão vantagem sobre ela. Eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo que desligares na terra será desligado nos céus"

 

NEGAÇÃO DE PEDRO

(Mt. 26,69 - 75) Enquanto isso, Pedro estava sentado lá fora, no pátio. Uma criada aproximou-se dele e disse: "Tu também estavas com Jesus, o Galileu". Mas ele negou diante de todos, dizendo: "Não sei o que dizes". Mas, ao sair em direção à porta, outra criada o viu e disse aos que lá estavam: "Este homem estava com Jesus, o Nazareno". E de novo ele negou com juramento que não conhecia o homem. Pouco depois, os que ali estavam chegaram perto dele e disseram: "De fato, tu também és um deles, pois teu sotaque te denuncia". Ele então começou a rogar pragas e a jurar que não conhecia o homem. Neste instante o galo cantou. Pedro se lembrou do que Jesus lhe dissera: "Antes que o galo cante, me negarás três vezes". E, saindo para fora, Pedro chorou amargamente.

 

PEDRO É CONSTITUÍDO PASTOR

(Jo 21,15 - 17) Quando acabaram de comer, Jesus disse a Simão Pedro: "Simão filho de João, tu me amas mais do que estes?" Ele respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo". Jesus disse: "Apascenta os meus cordeiros". Jesus perguntou pela segunda vez: "Simão filho de João, tu me amas? "Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo". Jesus lhe disse: "Apascenta as minhas ovelhas". Pela terceira vez Jesus perguntou: "Simão filho de João, tu me amas?" Pedro ficou triste por lhe ter perguntado três vezes 'tu me amas?' e respondeu: "Senhor, tu sabes tudo, sabes que eu te amo". Disse-lhe Jesus: "Apascenta as minhas ovelhas".

 

SÃO PEDRO PREGA SOBRE O AMOR

(1ª Pd. 3,8 - 12) Finalmente, tende todos um mesmo sentir, sede compassivos, fraternais, misericordiosos, humildes. Não pagueis mal com mal nem injúria com injúria. Ao contrário, abençoai, pois fostes chamados para serdes herdeiros da bênção.

 

SÃO PEDRO PREGA SOBRE A ALEGRIA, MESMO NO SOFRIMENTO

(1ª Pd. 4,12 - 14) Caríssimos, não estranheis o fogo da provação que se produziu entre vós, como se algo de extraordinário vos acontecesse. Deveis alegrar-vos na medida em que participais dos sofrimentos de Cristo, para que na revelação de sua glória possais exultar e alegrar-vos. Felizes sereis vós se pelo nome de Cristo fordes ultrajados, porque o Espírito da glória, que é o Espírito de Deus.