ORAÇÕES  CRISTÃS

Ato de caridade

Eu vos amo, meu Deus , de todo coração e sobre todas as coisas, porque sois infinitamente bom e amável, e antes quero perder tudo que vos ofender. Por vosso amor, amo o meu próximo como a mim mesmo.

Ato de contrição

Senhor, eu me arrependo sinceramente de todo mal que pratiquei e do bem que deixei de fazer. Pecando, eu vos ofendi, meu Deus e sumo bem, digno de ser amado sobre todas as coisas. Prometo firmemente, ajudado com a vossa graça, fazer penitência e fugir às ocasiões de pecar. Senhor, tende piedade de mim, pelos méritos da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, nosso Salvador.

Ato de confiança em Deus (beato p. Cláudio de La Colombiére da Campanhia de Jesus)

Meu Senhor e meu Deus, estou inteiramente persuadido que vós velais sobre aqueles que em vós esperam, e que nada pode faltar a quem de vós tudo espera; pelo que estou resolvido a viver doravante sem a menor perturbação e de lançar em vosso seio todos os meus cuidados e todas as minhas penas. Armem-se embora contra mim as criaturas, as doenças poderão tirar-me as forças e os meios de vos servir em toda extensão dos meus desejos, posso perder até a vossa graça pecando; mas nunca perderei a confiança na vossa misericórdia; antes conservá-la-ei até ao último suspiro de minha vida; debalde se esforçarão os demônios do inferno para arrancá-la, nada poderá jamais abalar a minha constância.
In pace in idipsum dormiam et requiescam. (Em paz, em vós mesmo, dormirei e repousarei). Poderão outros esperar das criaturas a sua felicidade,ou das suas riquezas, ou dos seus talentos; poderão fiar-se ou em sua rigorosa penitência ou em suas muitas obras boas ou no fervor das orações; eu, porém, Senhor, nesta mesma confiança fundo a minha confiança.
"Quoniam tu, Domine, singulariter in spe constituisti me. (Porque vós, ó Senhor, de um modo singular me firmastes na esperança). Esta confiança nunca enganou alguém, nem jamais há de enganar. Nullus speravit in te et confusus est. (Ninguém confiou em vós e ficou confundido). Portanto estou seguro de que serei eternamente feliz, porque de vós, ó meu Deus, é que espero firmemente a minha felicidade. Conheço, e, ai! de própria experiência, conheço a minha fragilidade e inconstância; sei o que podem as tentações contra as mais sólidas virtudes: tenho visto cairem os astros do céu e despedaçarem-se as colunas do firmamento; mas nada de tudo isto me esmorecerá se vós fordes por mim, e vós, Deus meu, sereis sempre por mim, se eu esperar sempre em vós. Por isso é que não só me considero a salvo de todas as desgraças, como também estou seguro que hei de esperar sempre, porque espero também esta inabalável esperança. Finalmente estou certo, ó meu Deus, de que jamais será demasiada a confiança que eu em vós puser, e que de vós não hei de receber menos daquilo que de vós houver esperado. Por conseguinte, espero que me sustentareis nos mais temerosos precipícios, que me protegereis nos mais terríveis assaltos e fareis a minha fraqueza triunfar dos mais formidáveis inimigos. Espero, e estou seguro, que vós me amareis sempre; e espero também que vos hei de amar sem intermissão, de vos amar sem reserva, sem limites. E para levar de uma vez para sempre, ó meu Deus, minha esperança ao seu último termo, espero a vós, e espero a vós de vós mesmo; porque espero depois de vos ter amado, servido e adorado no tempo, serei feliz vendo-vos e gozando-vos por toda a eternidade. Assim seja.

Ato de esperança

Eu espero, meu Deus, com firme confiança, que pelos merecimentos de nosso Senhor Jesus Cristo me dareis a salvação eterna e as graças necessárias para consegui-la, porque sois sumamente bom e poderoso e o prometestes a quem observar o Evangelho de Jesus, como eu proponho fazer com o vosso auxílio.

Ato de fé

Eu creio firmemente que há um só Deus, em três pessoas realmente distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.  Creio que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio tudo mais que crê e ensina a Igreja de Cristo, porque Deus, verdade infalível, lho revelou. E nesta crença quero viver e morrer. Senhor, aumentai a minha fé!

Ato de resignação

Senhor, Deus meu, desde já aceito de vossa mão, resignado e contente, conforme vos aprouver, todo e qualquer gênero de morte, Vosso Filho Jesus dentre os mortos, eu me entrego em Vossas mãos paternais, e espero de Vossa misericórdia ser revestido de imortalidade e acolhido em Vosso reino eterno. Amém.

Ave Maria

Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Credo

Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Creio meu Deus

Creio, meu Deis, que estou na vossa presença, que me amais e atendeis às minhas orações. Sois infinitivamente grande e santo: eu vos adoro! Vós me destes tudo: eu vos agradeço! Fostes ofendido por mim: eu vos peço perdão, de todo o coração! Sois bom e misericordioso: eu vos peço todas as graças que sabeis serem necessárias para mim.

Glória

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Oferecimento do dia

Adoro-vos, meu Deus, amo-vos de todo o meu coração. Agradeço-vos porque me criastes, me fizestes cristão, me conservastes a vida e a saúde. Ofereço-vos o meu dia: que todas as minhas ações correspondam à vossa vontade. E que faça tudo para a vossa glória e a paz dos homens. Livrai-me do pecado, do perigo e de todo o mal. Que a vossa graça, benção, luz e presença permaneçam sempre comigo e com todos aqueles que eu amo. Amém.

Ó meu Deus

Ó meu Jesus! Perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Amém.

Pai nosso

Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. E perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Salve Rainha

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Ei a, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei! E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre virgem Maria! - Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!  - Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

Sinal da cruz

Pelo sinal da santa cruz, livrai-nos, Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.