NOVENA A SANTA TEREZINHA

 01 de outubro

"Deus é  justo e
compassivo"

Introdução ( todos os dias).

Em nome do Pai...

Canto: Abre, Senhor, os meus lábios pois quero entoar a canção que vem da fonte da vida e toma o meu coração. Abre,Senhor, os meus lábios e toma o meu coração.

ORAÇÃO: Deus Pai de ternura infinita, Cristo Jesus, Cordeiro de vida eterna, Espirito Santo, amor do Pai e do Filho, imploramo-vos as luzes e devoção necessárias para louvar o vosso nome, na vida e santidade de vossa serva Santa Teresinha do menino Jesus. Que o amor , por vós derramado na vida desta filha do Carmelo e da Igreja, possa espalhar-se generosamente em nossa vida e na vida daqueles(as) por quem rezaremos esta novena. Amém.

Aqui se apresentam a Deus as intenções para a novena.

1º DIA: Tornar-se criança para entrar no Reino

Santa Teresinha: "...alegro-me de ser pequenina, visto que somente as crianças e os que com elas se parecem serão aceitos no banquete do céu".

Palavra de Deus: "...Jesus disse a seus discípulos: Deixem que as crianças venham a mim e não as impeçam, porque o Reino do céu é dos que são como estas crianças..." (Mt 19,14).

ORAÇÃO: Deus e Pai de bondade, tornai-nos crianças, como pede o vosso Filho Jesus; que saibamos desapegar-nos das coisas, das idéias que escravizam, dos costumes que nos enchem de nós mesmos, mas nada de Vós. Tornai-nos crianças, livres e generosos para amar, servir, partilhar. Amém.

Rezar uma dezena do terço por toda a Igreja

Agradecimento

2º DIA: No silêncio, o Pai quer revelar-se a nós

Santa Teresinha: "Verbo de Deus Santíssimo, lembrai-vos deste mistério: guardastes o silêncio e fizestes falar um anjo, vós que sois a Palavra Eterna."

Palavra de Deus: "Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas que gostam de rezar em voz alta nas praças públicas e nas sinagogas, para serem vistos por todos... Orem ao seu Pai no silêncio de seu quarto, e o Pai que vê o que está oculto, os recompensará" (Mt 6,5 ).

ORAÇÃO: Senhor nosso Deus, inflama-nos com a luz do vosso Espírito, para que possamos ser homens e mulheres que irradiam o silêncio que brota de Vós. Que neste mundo de ódio e violência, de miséria e opressão, nós possamos ser a vossa presença profética, que não grita, não agride com a voz, com o gesto, mas que produz fraternidade, justiça, solidariedade e amor. Que a exemplo de Santa Teresinha possamos criar o grande silêncio em nós mesmos, para estarmos repletos da vossa graça. Amém.

Rezar uma dezena do terço por toda a Igreja

Agradecimento

3º DIA: O sofrimento é altar de oblação

Santa Teresinha: "O bom Deus nos garante que no último dia Ele enxugará as lágrimas dos nossos olhos (Ap. 27,4). E, sem dúvida, há de ser assim. Quanto mais tiver havido lágrimas, maior será a consolação que dele receberemos...."

Palavra de Deus: "Jesus chamando os discípulos disse: ‘Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e siga-me’ ... " (Mc 8,34).

ORAÇÃO: Ó Deus Pai, fazei-nos acolher o sofrimento com serenidade; com a maturidade de um coração que se apoia em Vós. Que a dor não nos faça descrer; que o peso da cruz não nos leve a fraquejar, antes, nos una em comunhão com todos os que sofrem injustamente, todos os que padecem as dores de um jugo que lhes é imposto pela força de um tirano. Que Cristo, que assumiu a cruz e por ela nos redimiu, ensine-nos a passar do Gólgota à ressurreição. Amém.

Rezar uma dezena do terço por toda a Igreja

Agradecimento

4º DIA: O Pai nos acolhe em sua misericórdia

Santa Teresinha: "Eu espero na justiça do Bom Deus e em sua misericórdia, porque Ele é justo e compassivo, lento em punir e abundante em misericórdia. Conhece nossa fragilidade e lembra-se de que somos apenas pó."

Palavra de Deus: "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome e quem crê em mim nunca mais terá sede..." (Jo 6,35).

ORAÇÃO: Cristo Jesus que fostes o grande ofertório ao Pai para trazer-nos vida plena, fazei com que possamos crescer na capacidade de amar, confiar e lançar-nos sempre mais nos braços do Pai, que é justiça e misericórdia. Que a vossa presença em nós, Pão da vida eterna, comprometa-nos a sermos presenças que partilham vida; sejamos solidários e promotores da misericórdia que brota do Pai. . Amém

Rezar uma dezena do terço por toda a Igreja

Agradecimento

5º DIA: O amor do Filho nos leva ao Pai

Santa Teresinha: "Desde o momento em que me foi dado compreender o Amor do Coração de Jesus, eu confesso que Ele dissipou do meu coração todo o temor".

Palavra de Deus: "Quem me ama obedecerá à minha Palavra, e o meu Pai o amará. E eu e o Pai viveremos e nele faremos nossa morada..." (Jo 14,23).

ORAÇÃO: Ó Deus, que quereis permanecer conosco e fixar habitação em nós. Dai-nos a graça de sermos simples e transparentes, a exemplo de Santa Teresinha do Menino Jesus. De buscarmos sempre a verdade que brota do vosso coração e a vida que é o reflexo da vossa vitória na cruz. Amém.

Rezar uma dezena do terço por toda a Igreja

Agradecimento 

6º DIA: Orar sem cessar

Santa Teresinha: "Para mim a oração é um pulsar de coração, é um simples olhar voltado para o Pai, é um grito de gratidão e de amor, tanto na provação como no auge da alegria".

Palavra de Deus: "Um discípulo pediu a Jesus: ’Senhor, ensina-nos a orar, assim como João ensinou seus seguidores’. Jesus respondeu: ‘Rezem assim: Pai, que todos reconheçam que o teu nome é Santo. Venha o teu Reino. Dá-nos cada dia o pão de que necessitamos. Perdoa as nossas ofensas, pois também nós perdoamos a quem nos ofendeu. E não nos deixes cair em tentação" (Lc 11,2-4).

ORAÇÃO: Senhor nosso Deus, dai-nos espírito de oração capaz de acolher-vos nas pequenas coisas do nosso dia-a-dia, nos acontecimentos, na história que fazemos. Que a Vós elevemos em prece a vida de nossos irmãos empobrecidos. Que sejamos contemplativos, como foi Jesus, o vosso Filho, que era sensível à vossa presença e vos buscava na oração. Que nossa prece nos comprometa na construção de um mundo mais justo e mais fraterno. Amém.

Rezar uma dezena do terço por toda a Igreja

Agradecimento

7º DIA: Engajar-se na colheita da messe

Santa Teresinha: "Para que vossa messe seja logo recolhida nos celeiros, Senhor, eu me imolo cada dia, e minha oração é que minhas alegrias e meu pranto sejam para os operários da vossa vinha ."

Palavra de Deus: "Jesus estava andando à beira do Mar da Galiléia, quando viu dois pescadores. Eram Simão Pedro e seu irmão André, que preparavam as redes para a pesca. Jesus disse: ‘Venham comigo, e eu farei de vocês pescadores de homens’." (Mc 1,16-17).

ORAÇÃO: Senhor Jesus Cristo, nos chamais à missão. Concedei-nos a graça de poder deixar de lado as redes que nos amarram, nos prendem, e nos lançarmos ao vosso serviço, sem esperarmos qualquer retribuição, pois Vós já sois o nosso prêmio. Amém.

Rezar uma dezena do terço por toda a Igreja

Agradecimento

8º Dia: Maria é caminho que nos leva ao Pai

Santa Teresinha: "Ó virgem Imaculada, doce estrela de minha vida, irradiais Jesus e a ele me unis. Deixai-me, ó Mãe, esconder-me sob o vosso manto, hoje só, eu vos peço insistentemente..."

Palavra de Deus: "Perto da cruz estava a mãe de Jesus... Jesus vendo-a, e perto dela o discípulo que ele amava, disse a ela: ’Aí está o teu filho‘. Em seguida disse ao discípulo: ‘ Aí está a tua mãe’. A partir desse dia o discípulo a levou para sua casa" (Jo 19,26ss).

ORAÇÃO: Senhor Jesus, que destes a vossa Mãe como nossa Mãe, concedei-nos a graça de vivermos em plenitude a grandeza de fé, a esperança profunda e a caridade efetiva que Maria testemunhou. Que possamos, com ela, proclamar: "O Senhor fez por nós maravilhas e o seu nome é Santo" . Amém.

Rezar uma dezena do terço por toda a Igreja

Agradecimento

9º DIA: Acolher a graça que nos é dada a cada dia

Santa Teresinha: "Minha vida é um instante e uma hora passageira. Minha vida é um momento que me foge ligeiro, vós sabeis, ó meu Deus. Para vos amar na terra, tenho somente hoje, apenas."

Palavra de Deus: "Jesus dizia: ‘ Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham nem tecem. Mas eu afirmo que nem mesmo Salomão se vestiu como uma delas. Se Deus veste a erva do campo que floresce de manhã e à tarde já ficou seca, assim também Ele cuidará de vocês... " (Mt 6,28).

ORAÇÃO: Deus, Trindade de Amor e Vida, que nos chamais a viver a felicidade completa na vossa presença, fazei que possamos compreender que somos "erva que passa", sopro de vida; que nos desapeguemos do orgulho, da vaidade, do preconceito que nos cegam. Que tenhamos o olhar límpido e transparente, aquele que permitiu a Santa Teresinha contemplar a vossa Sagrada Face. Amém.

Rezar duas dezenas do terço pelas vocações sacerdotais e religiosas

e por todos os leigos que assumem a sua vocação batismal

AGRADECIMENTO

(para todos os dias da novena)

Ó Deus, que nos permitis louvar a vossa bondade infinita e proclamar os vossos benefícios na vida de Santa Teresinha do Menino Jesus, dai-nos, pela sua intercessão, semearmos ao nosso redor inúmeras graças vindas de Vós. Que nosso testemunho e presença de fé engrandeçam ainda mais o coro solene dos anjos e santos que, dia e noite, celebram a vossa misericórdia e majestade. Abençoai-nos Senhor Deus, pela intercessão de Santa Teresinha, nesta novena que celebramos a Vós, Pastor que nos conduz, fonte de água viva, caminho, verdade e vida. Amém.

Canto

Abençoai-nos, Senhor, neste dia (nesta noite): Em nome do pai ....