NOVENA DE   SÃO PEREGRINO

4  de  maio

Protetor contra mal do câncer

PRIMEIRO DIA
Peregrino nasce e cresce numa sociedade violenta

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

1. Da vida de São Peregrino

Peregrino nasceu em Forli, pequena cidade da região da Romagna, na Itália central, em 1265. Homem culto foi seu pai, da ilustre e tradicional estirpe dos Laziosi, mais rico em dotes de espírito do que em bens materiais. Peregrino era filho único e, por isso, muito amado pelos pais.

Na época, a vida dessa pequena cidade era marcada pela rivalidade entre os partidários do papa, os Guelfi, e os partidários do Imperador, os Ghibellini. Lutas e intrigas entre as duas facções eram o pão de cada dia dos seus habitantes. Foi nesse clima que nasceu e cresceu Peregrino. Tornando-se ele próprio um gibelino fanático. Por volta de 1282, como boa parte da população se havia bandeado para o lado do imperador contra o poder papal, o papa Martinho IV lançou o interdito sobre a cidade e seus habitantes. O interdito era uma pena eclesiástica que implicava o fechamento das igrejas e a proibição de celebrar culto.

2. Palavra de Deus (Mt 5, 21-24)

Ouvistes o que foi dito aos antigos: "Não matarás: mas quem será castigado pelo juízo do tribunal. Mas eu vou digo: Todo aquele que se irar contra seu irmão, será castigado pelos juízes. Aquele que disser ao seu irmão: Raca, será castigado pelo grande conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo do inferno. Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão: só então, vem fazer a tua oferta.

Palavra da Salvação: Glória a vós, Senhor!

3. Rezando a Palavra de Deus

Ó Deus, vosso servo Peregrino, nasceu e crescer numa sociedade violenta e, antes de converter-se para vós, foi ele mesmo um violento agressor. Humildemente vos pedimos: debelai deste mundo toda violência e tende piedade dos que a praticam: dobrai sua cerviz e movei seus corações para que, a exemplo de São Peregrino, se voltem para vós e aprendam do vosso Filho a serem mansos e humildes de coração. Pelo mesmo Cristo nosso Senhor.

4. Pedido de graça

Em silêncio ou em voz alta, se estiver fazendo com um grupo de pessoas, fazer os pedidos de graça a Deus, por intercessão de São Peregrino; ou então recomende ao santo algum parente ou amigo doente. Em seguida, rezam-se as ladainhas.

5. Ladainha

Senhor, tende piedade de nós (Todos repetem)

Cristo, tende piedade de nós

Senhor, tende piedade de nós

Cristo, ouvi-nos - Cristo, atendei-nos

Deus, Pai do Céu - Tende piedade de nós!

Deus Filho, Redentor do Mundo - Tende piedade de nós!

Espírito Santo Paráclito - Tende piedade de nós!

Santíssima Trindade que sois um só Deus - Tende piedade de nós!

São Peregrino, convertido da violência - Rogai por nós!

São Peregrino, manso e humilde de coração - Rogai por nós!

São Peregrino, discípulo do Senhor - Rogai por nós!

São Peregrino, consolo do aflitos - Rogai por nós!

São Peregrino, conforto dos doentes - Rogai por nós!

São Peregrino, fortaleza dos fracos - Rogai por nós!

São Peregrino, protetor contra o mal do câncer - Rogai por nós!

São Peregrino, esperança dos que sofrem - Rogai por nós!

São Peregrino, exemplo de oração confiante - Rogai por nós!

 

C. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo - T. Perdoai-nos, Senhor

C. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo - T. Ouvi-nos, Senhor

C. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo - T. Tende piedade de nós.

Reza-se um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória

6. Terminar a novena rezando uma Salve Rainha

SEGUNDO DIA

Peregrino: exemplo de conversão

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

1. Da vida de São Peregrino

No ano de 1283, o papa Martinho IV enviou São Filipe Benizi, prior geral da Ordem dos Servos de Maria, para a cidade de Forli, cujos habitantes se haviam rebelado contra a autoridade papal. Era missão deste santo homem pregar a paz, a concórdia e a obediência à Sé Apostólica. Enquanto São Filipe falava ao povo, um grupo de fanáticos precipitou-se contra ele aos gritos. Bateram nele e o expulsaram da cidade. Nesse grupo estava um jovem de 18 anos, de nome Peregrino, da família dos Laziosi. Mais tarde, arrependido do que fizera, o jovem Peregrino procurou o santo homem e humildemente pediu-lhe perdão. Acolhido, afavelmente por São Filipe, Peregrino recebeu o perdão. A partir de então, mudou de vida e pedia incessantemente à Virgem Maria que lhe indicasse o caminho a seguir.

2. Palavra de Deus (Lc 15,14.17-24)

Depois de ter esbanjado toda a sua fortuna [...], o filho entrou em si e disse: [...] Levantar-me-ei e irei ao meu pai e dir-lhe-ei: Meu Pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. [...] Levantou-se então e foi ter com seu pai. Estava ainda longe quando seu pai o viu, e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. O filho lhe disse então: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de de ser chamado teu filho. Mas o pai falou aos servos: [...] Façamos festa, porque este meu filho estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado.

Palavra da Salvação: Glória a vós, Senhor!

3. Rezando com a Palavra de Deus

Deus, nosso Pai, vosso servo Peregrino, tocado pela bondade de São Filipe, a quem expulsara da cidade com afrontas e pancadas, arrependeu-se do mal feito e foi pedir-lhe perdão. Humildemente vos suplicamos: Dai-nos, por sua intercessão, Um coração humilde e pobre, para sabermos pedir perdão a quem ofendemos e perdoar a quem nos ofende. Por Cristo Senhor nosso.

4. Pedido de graça

Em silêncio ou em voz alta, se estiver fazendo com um grupo de pessoas, fazer os pedidos de graça a Deus, por intercessão de São Peregrino; ou então recomende ao santo algum parente ou amigo doente.

Em seguida, reza-se a ladainha.

5. Ladainha

Reza-se um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória

6. Terminar a novena rezando uma Salve Rainha

TERCEIRO DIA

Peregrino entra na Ordem os Servos de Maria

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

1. Da vida de São Peregrino

Certo dia, estando Peregrino a rezar na igreja de Santa Maria da Cruz, pareceu-lhe ouvir da virgem estas palavras: "Não tenhas medo, filho: eu sou a Mãe daquele que tu adoras na cruz e por Ele fui enviada para mostrar-te o caminho da salvação (...). conheces os irmãos religiosos chamados Servos da Virgem Maria?(...). Peregrino é teu nome: tu serás, pois, peregrino de nome e de fato, porque deves ir para Serna; quando aí chegares, encontrarás esses santos homens em oração; tu lhes pedirás com insistência que te aceitem em seu convívio".

Ouvindo isso, Peregrino pôs-se a caminho rumo ao convento dos Servos de Maria da cidade de Sena. Foi acolhido carinhosamente pelos frades, que de bom grado o receberam em sua companhia e o vestiram com o santo hábito da Ordem dos Servos de Maria. Ele tinha então cerca de 30 anos de idade.

Em Sena, teve como companheiros dois santos frades, os bem-aventurados Joaquim e Francisco de Sena. Ao lado deles, aprendeu a percorrer o caminho da perfeição cristã e do serviço à Virgem Maria.

2. Palavra de Deus (Mc 1,16-20)

Naquele tempo, ao passar pela beira do Mar da Galiléia, Jesus viu Simão e seu irmão André; estavam jogando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: "vinde após mim, eu vos farei pescadores de homens". Eles, no mesmo instante, deixaram as redes e seguiram a Jesus. Uns poucos passos mais adiante, Jesus viu Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes. Jesus logo os chamou com os empregados e partiram, seguindo a Jesus.

Palavra da Salvação: Glória a vós, Senhor!

3. Rezando com a Palavra de Deus

Deus, nosso Pai, Fizestes de São Peregrino um servo bom e fiel de Santa Maria, Mãe do vosso Filho. Dai-nos, por sua intercessão e a exemplo da mesma Virgem Mãe, dizer sempre sim à vossa vontade, responder com generosidade aos apelos da Igreja e servir aos irmãos com alegria. Por Cristo nosso Senhor. 

4. Pedido de graça

Em silêncio ou em voz alta, se estiver fazendo com um grupo de pessoas, fazer os pedidos de graça a Deus, por intercessão de São Peregrino; ou então recomende ao santo algum parente ou amigo doente.

5. Ladainha

Reza-se um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória

6. Terminar a novena rezando uma Salve Rainha

QUARTO DIA

São Peregrino: Testemunha de penitência

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

1. Da vida de São Peregrino

Mais tarde, frei Peregrino voltou para Forli, sua cidade natal, onde se tornou célebre por sua vida austera e penitente e pela caridade com que acolhia o próximo. Castigava o corpo com jejuns, penitências e sacrifícios. Diz-se que por 30 anos, em vez de deitar-se em cama, dormia em chão dura. Comia sempre de pé e rezava ajoelhado. Vencido às vezes pelo cansaço ou pelo sono, apoiava por algum tempo a cabeça numa pedra ou, se estivesse na capela, no banco. Passava a noite acordado, rezando hinos e salmos. Meditava sem cessar a lei de Deus.

Empenhava-se com todas as forças para imitar os exemplos de Cristo. Diariamente fazia o exame de consciência de suas ações, chorava as ofensas e os erros que acreditava ter cometido e deles se confessava com lágrimas nos olhos. Movido pelo desejo ardente de observar integralmente a lei divina, o santo homem de muitas coisas se recriminava.

 

2. Palavra de Deus (Mt 3,2-8)

Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia. Dizia ele: "Fazei penitência porque está próximo o reino dos céus". Este é aquele de quem falou o profeta Isaías, quando disse: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas (Is 40,3). João usava uma vestimenta de pelos de camelo e um cinto de couro em volta dos rins, alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Pessoas de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a circunvizinhança do Jordão vinham a ele, confessavam seus pecados e eram batizados por ele nas águas no Jordão. Palavra da Salvação: Glória a vós, Senhor!

 

3. Rezando com a Palavra de Deus

Ó Deus, vosso servo São Peregrino, consciente de seus pecados e limitações, para tornar-se digno de vosso perdão, assumiu uma vida austera de penitência e sacrifícios. Humildemente, vos pedimos: fazei que, seguindo o seu exemplo, tenhamos consciência dos nossos pecados e busquemos na penitência o caminho da conversão Por Cristo nosso Senhor.

 

4. Pedido de graça

Em silêncio ou em voz alta, se estiver fazendo com um grupo de pessoas, fazer os pedidos de graça a Deus, por intercessão de São Peregrino; ou então recomende ao santo algum parente ou amigo doente.

Em seguida, reza-se a ladainha.

 

5. Ladainha

Reza-se um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória

6. Terminar a novena rezando uma Salve Rainha

QUINTO DIA

São Peregrino, exemplo de amor a Virgem Maria

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

1. O amor a Santíssima Virgem Maria

Olhe para Peregrino, nosso grande irmão na Ordem. Pouco sabemos de sua vida religiosa. Não é padre e traz com orgulho o hábito religioso, sinal da humildade da Virgem Maria e da sua participação na paixão de Cristo. Devoto da Virgem Maria, quer em tudo imita-la.

2. Palavra de Deus (Jo 19,25)

Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: "Mulher, eis aí o teu filho." Depois disse ao discípulo: "Eis aí tua mãe." E dessa hora em diante o discípulo a levou para sua casa. (Jô 19,25)

 

3. Rezando com a Palavra de Deus

Senhor Deus, Pai Eterno Que em Jesus Cristo Nos deste Maria como Mãe. Dai-nos a graça de ter cada vez mais o coração aberto Para recebermos em nossa casa e em nosso convívio Todos os irmãos, sem distinção e sem exclusão,

principalmente os pobres e esquecidos. Para que o nosso amor seja completo e acolhedor. Por Cristo Nosso Senhor.

Amém!

4. Pedido de graça

Em silêncio ou em voz alta, se estiver fazendo com um grupo de pessoas, fazer os pedidos de graça a Deus, por intercessão de São Peregrino; ou então recomende ao santo algum parente ou amigo doente.

Em seguida, reza-se a ladainha.

 

5. Ladainha

Reza-se um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória

6. Terminar a novena rezando uma Salve Rainha

SEXTO DIA

São Peregrino acometido por uma chaga maligna

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

1. Da vida de São Peregrino

Como conseqüência da vida austera e penitente que levava, quando tinha 60 anos de idade, Peregrino foi acometido por uma grave enfermidade. Primeiro, formaram-se varizes na perna, que provocaram a erupção de uma ferida. Com o tempo, a ferida se transformou numa chaga maligna, que exalava um mau-cheiro insuportável, obrigando-o a viver isolado dos outros.

O médico do convento, Paulo Salaghi, e seus assistentes examinaram cuidadosamente a perna e o diagnóstico foi unânime e inapelável: de nada adiantavam os remédios, pois, com o tempo, a chaga se propagaria até contaminar a perna inteira; por isso, antes que todo o corpo perecesse, era necessário amputar a perna. Todos os frades, consultados, concordaram com essa solução.

2. Palavra de Deus (Jó 2,7-10)

Satanás feriu Jó com feridas graves, desde a planta do pé até a cabeça. Então Jó pegou um caco de telha para se coçar, sentado no meio da cinza. Sua mulher lhe disse: "Persistes ainda na tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre de uma vez!" Jó respondeu: "Falas como uma insensata. Se aceitamos de Deus os bens, não devemos também aceitar os males?" E, apesar de tudo disso, Jó não ofendeu a Deus com palavras.

Palavra da Salvação: Glória a vós, Senhor!

3. Rezando com a Palavra de Deus

Deus, nosso Pai, fonte de todo bem e de toda a graça, enviastes vosso Filho ao mundo para que todos tenham vida e vida em abundância; por intercessão de São Peregrino, humildemente vos pedimos: iluminai os cientistas e pesquisadores, para que descubram os meios para extirpar do mundo o mal de câncer, que destrói a vida de tantos nossos irmãos e irmãs, vossos filhos e filhas queridos. Por Cristo nosso Senhor.

4. Pedido de graça

Em silêncio ou em voz alta, se estiver fazendo com um grupo de pessoas, fazer os pedidos de graça a Deus, por intercessão de São Peregrino; ou então recomende ao santo algum parente ou amigo doente.

Em seguida, reza-se a ladainha.

 

5. Ladainha

Reza-se um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória

6. Terminar a novena rezando uma Salve Rainha

SÉTIMO DIA

Peregrino, exemplo de oração e confiança nas dificuldades

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

1. Peregrino na Sala do Capítulo (sala de reunião dos frades)

Às vésperas do dia marcado para a amputação da perna, durante a noite, Peregrino, depois de refletir longamente sobre a decisão tomada, decidiu apelas a Jesus Cristo, seu Salvador. Com as forças que lhe restavam, levantou-se e arrastou-se sozinho até à sala de reunião dos frades, onde havia uma imagem de Jesus Cristo Crucificado.

Aí chegando, pôs-se a rezar, dizendo: "Ó Redentor do gênero humano, quando estavas neste mundo, curastes muitas pessoas de toda sorte de doença. Purificaste o leproso, devolveste a vista ao cego. Digna-te, pois, Senhor meu Deus, livrar a minha perna deste mal incurável. Se não o fizeres, será preciso amputá-la."

2. Palavra de Deus (Lc 22, 39-42) 

Conforme o seu costume, Jesus saiu dali e dirigiu-se para o monte das Oliveiras, seguido dos sus discípulos. Ao chegar àquele lugar, disse-lhes: "Orai para que não caiais em tentação." Depois se afastou deles à distância de um tiro de pedra e, ajoelhando-se, orava: "Pai, se é de teu agrado, afasta de mim este cálice! Não se faça, todavia, a minha vontade, mas sim a tua."

 

3. Orando com a Palavra de Deus

Senhor Jesus Cristo, Redentor dos homens, que na vossa Paixão quisestes suportar as nossas dores e agüentar os nossos sofrimentos, eu Vos peço por aqueles que estão doentes. Vós que os redimistes, avivai neles a esperança da salvação e confortai-lhes o corpo e a alma. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.

Amém! Pedido de graça

4. Pedido de graça

Em silêncio ou em voz alta, se estiver fazendo com um grupo de pessoas, fazer os pedidos de graça a Deus, por intercessão de São Peregrino; ou então recomende ao santo algum parente ou amigo doente.

Em seguida, reza-se a ladainha.

 

5. Ladainha de Santa Maria da Esperança

Senhor, tende piedade de nós (Todos repetem)

Cristo, tende piedade de nós

Senhor, tende piedade de nós

Cristo, ouvi-nos

Cristo, atendei-nos

 

Deus, Pai do Céu - Tende piedade de nós!

Deus Filho, Redentor do Mundo - Tende piedade de nós!

Espírito Santo Paráclito - Tende piedade de nós!

Santíssima Trindade, que sois um só Deus - Tende piedade de nós!

 

Santa Maria da esperança - Rogai por nós!

Santa Maria do caminho - Rogai por nós!

Santa Maria da Cruz - Rogai por nós!

 

Plenitude de Israel - Rogai por nós!

Aurora do mundo novo - Rogai por nós!

Fonte da alegria messiânica - Rogai por nós!

 

Mãe de Deus - Rogai por nós!

Mãe do Messias libertador - Rogai por nós!

Mãe dos redimidos - Rogai por nós!

Mãe de todos os povos - Rogai por nós!

 

Discípula de Cristo - Rogai por nós!

Testemunha de Cristo - Rogai por nós!

Irmã dos homens - Rogai por nós!

Aurora da Igreja - Rogai por nós!

Mãe da Igreja - Rogai por nós!

Modelo da Igreja - Rogai por nós!

Imagem da Igreja - Rogai por nós!

Serva do Senhor - Rogai por nós!

Serva da Palavra - Rogai por nós!

Serva do Reino - Rogai por nós!

Virgem do silêncio - Rogai por nós!

Virgem da escuta - Rogai por nós!

Virgem do canto - Rogai por nós!

Virgem da contemplação - Rogai por nós!

Maria, dignidade da mulher - Rogai por nós!

Maria, grandeza da mulher - Rogai por nós!

Maria, destino da mulher - Rogai por nós!

Mulher bendita entre as mulheres - Rogai por nós!

Mulher fiel ao compromisso - Rogai por nós!

Mulher fiel no seguimento - Rogai por nós!

Mulher fiel ao pé da cruz - Rogai por nós!

Estrela da evangelização - Rogai por nós!

Educadora da fé - Rogai por nós!

Mestra da vida - Rogai por nós!

Presença luminosa - Rogai por nós!

Presença orante - Rogai por nós!

Presença acolhedora - Rogai por nós!

Presença operante - Rogai por nós!

Esperança dos pobres - Rogai por nós!

Confiança dos homens - Rogai por nós!

Sustentáculo da evangelização - Rogai por nós!

Alívio dos oprimidos - Rogai por nós!

Defesa dos inocentes - Rogai por nós!

Fortaleza dos perseguidos - Rogai por nós!

Conforto dos exilados - Rogai por nós!

Voz de comunhão - Rogai por nós!

Voz dos pobres - Rogai por nós!

Voz do Espírito - Rogai por nós!

Sinal do rosto materno de Deus - Rogai por nós!

Sinal da presença do Pai - Rogai por nós!

Sinal da misericórdia do Filho - Rogai por nós!

Sinal da fecundidade do Espírito - Rogai por nós!

 

C. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo - T. Perdoai-nos, Senhor

C. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo - T. Ouvi-nos, Senhor

C. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo - T. Tende piedade de nós.

Reza-se um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória

6. Terminar a novena rezando uma Salve Rainha

OITAVO DIA

Peregrino curado da chaga maligna

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

1. Da cura de São Peregrino

Vencido pelo cansaço, adormeceu. Durante o sono, pareceu-lhe ver Jesus descer da cruz e, achegando-se, tocar-lhe a ferida. Pela manhã, ao chegar, o médico constatou com espanto que chaga havia desaparecido. Profundamente impressionado, divulgou a notícia pela cidade. 

2. Palavra de Deus (Mt 8, 2-4)

Estando Ele numa cidade, apareceu um homem cheio de lepra. Vendo a Jesus, lançou-se com o rosto por terra e lhe suplicou: "Senhor, se queres, podes limpar-me". Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: "Eu quero, fica curado". No mesmo instante a lepra desapareceu daquele homem... e sua fama espalhava-se mais e mais e concorriam a Ele grande multidão para o ouvir e ser curado de suas enfermidades...". Palavra da Salvação: glória a vós, Senhor!

3. Rezando com a Palavra de Deus

Ó Deus, vosso servo Peregrino, a quem provastes com uma chaga maligna, passou a noite em oração diante do vosso Filho crucificado e amanheceu curado. Por sua intercessão, Humildemente vos pedimos concedei aos que sofrem de câncer o alívio de suas dores e, na vossa infinita bondade, a cura da doença. Por Cristo Senhor nosso.

4. Pedido de graça
Em silêncio ou em voz alta, se estiver fazendo com um grupo de pessoas, fazer os pedidos de graça a Deus, por intercessão de São Peregrino; ou então recomende ao santo algum parente ou amigo doente.

Em seguida, reza-se a ladainha.

 

5. Ladainha

Reza-se um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória

6. Terminar a novena rezando uma Salve Rainha

NONO DIA

Peregrino declarado santo pela Igreja

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

1. Da vida de São Peregrino

Peregrino morreu com quase 80 anos de idade, vítima de febre alta. Sua alma foi levada às honras do reino celeste pela Virgem Maria e pelos bem-aventurados Filipe de Florença e Francisco de Sena, ambos da mesma Ordem.

Após a morte, multidões acorreram de todas as partes, atraídas pela fama de santidade do servo de Deus.

Na igreja dos Servos de Maria de Forli guardaram-se as memórias, registradas por escrivães fidedignos, de muitos milagres operados por sua intercessão. No ano de 1726, a Santa Sé reconheceu e aprovou três milagres operados pela intercessão de São Peregrino: a cura de um menino paralítico; e a cura de uma religiosa e de um sacerdote, ambos vítimas de câncer. No mesmo ano, o papa Bento XIII elevou Peregrino à glória dos altares, declarando-o santo.

2. Palavra de Deus (Mt 5, 3-9)

Naquele tempo, disse Jesus: Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino do Céu. Felizes os aflitos, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque possuirão a terra. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.

3. Rezando com a Palavra de Deus

Ó Deus, vós nos destes em São Peregrino um admirável exemplo de penitência e paciência. Concedei benigno que, à sua imitação e por sua intercessão, suportando com coragem os sofrimentos desta vida, alegres caminhemos para a recompensa eterna. Por Cristo Senhor nosso.

4. Pedido de graça

Em silêncio ou em voz alta, se estiver fazendo com um grupo de pessoas, fazer os pedidos de graça a Deus, por intercessão de São Peregrino; ou então recomende ao santo algum parente ou amigo doente.

Em seguida, reza-se a ladainha.

 

5. Ladainha

Reza-se um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória

6. Terminar a novena rezando uma Salve Rainha

RITOS  FINAIS

para todos os dias da novena

Oração rezada por são Peregrino diante do Crucificado

"Ó Redentor do gênero humano, para apagar os nossos pecados, quiseste submeter-te ao suplício da cruz e a uma morte atroz. Quando estavas neste mundo, no meio dos homens, curastes muitas pessoas de toda a sorte de doença. Purificaste o leproso, Devolveste a vista ao cego que suplicava: "Jesus, Filho de Davi, tem pena de mim!" Digna-te, pois, Senhor meu Deus, Livrar a minha perna deste mal incurável. Se não o fizeres, será preciso amputá-la . Amém!"

C. Abençoe-vos o Deus todo-poderoso, que tornou admirável São Peregrino na penitência e na paciência.

T. Amém.

 

C. Ele que curou são Peregrino de sua enfermidade, vos dê forças no sofrimento e na doença.

T. Amém.

 

C. Para que a exemplo de São Peregrino, servindo fielmente à Virgem Maria e suportando alegremente o fardo dos irmãos, mereçais ressurgir para a glória celeste.
T. Amém.

 

C. E pela intercessão de São Peregrino, a bênção de Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo Desça sobre vós e permaneça para sempre.

T. Amém.