LITURGIA DA SANTA MISSA MARONITA

IGREJA ANTIOQUENA ORIENTAL SIRÍACA-ARAMAICA

CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

Com.

Participar da Santa Missa é reviver o Sacrifício de Jesus e realizar o encontro com Deus. A Missa Maronita é fruto de uma espiritualidade oriental, caracterizada por um despertar espontâneo da alma confiante no auxílio divino.

A língua litúrgica da Igreja Maronita é o siríaco-aramaico, idioma falado por Nosso Senhor e utilizado na última ceia para a instituição da Sagrada Eucaristia.

1- OFICIO PREPARATÓRIO

Canto de entrada

Sac.

Entrei em Vossa casa, Senhor, e prostrei-me diante de Vosso altar. Ó Rei dos Céus perdoai tudo que cometi contra Vossa Majestade.

Povo

Ó Rei dos céus perdoai tudo que cometemos contra Vossa Majestade.

Sac.

Por amor de Nosso Senhor, orai por mim caríssimos irmãos.

Povo

Que Deus aceite tua oferenda, e por tuas preces, tenha piedade de nós.

2 - ORAÇÃO INVITATÓRIA

Sac.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre, por todos os séculos.

Povo

Amém

Sac.

Ó Deus misericordioso e benevolente, fazei-nos dignos de estar na Vossa presença com recolhimento e devota atenção, para Vos servimos na pureza e Vos adorarmos na santidade como Criador e Senhor do universo, a Quem todos devem glória e louvor, agora e sempre, pelos séculos.

Povo

Amém

3 - HINO DE LOUVOR

Sac.

Paz + à Igreja e a seus filhos.

Povo

Glória a Deus nas alturas, paz na terra e boa esperança aos homens de boa vontade.

4 - ORAÇÃO DE PERDÃO (incenso)

Sac.

Sejamos dignos de render glória, louvor e adoração ao Cristo Jesus, o Altíssimo que se humilhou e exaltou à humilde Virgem, o Deus que se fez homem e salvou os homens, o Grande que se tornou pequeno e enalteceu os pequenos, a Fonte da Bondade a Quem se deve glória e louvor, na unidade de Seu bendito Pai e Seu Espírito Santo, agora e sempre, pelos séculos.

Povo

Amém!

 (SENTADOS)

Sac.

Aclamando com hinos e louvores à Bem-Aventurada, sempre Virgem Maria, Mãe de Deus, e tomando-a por nossa intercessora junto a Seu Filho, oremos:

Povo

Senhor, pela intercessão de Vossa Mãe, afastai da terra e de seus habitantes, os flagelos e calamidades; livrai-nos das guerras, do exílio, da fome e das epidemias.Compadecei-Vos dos fracos, sustentai os débeis, socorrei os pobres, libertai os oprimidos, concedei repouso aos defuntos, e daí a todos um fim repleto de paz, para Vos rendermos glória e louvor, bem como a Vosso Bendito Pai e a Vosso Espírito Santo, agora e sempre, pelos séculos. Amém.

5 - ORAÇÃO DO INCENSO

Sac.

Senhor Deus, aceitai nossas súplicas e dai-nos anunciar com Vossos anjos a Vossa vinda, proclamar com Vossos discípulos a Vossa Ressurreição e festejar com Vossos Apóstolos a Vossa vitória, para Vos rendermos glória e louvor, na unidade do Vosso Pai e de Vosso Espírito Santo agora e sempre, pelos séculos.

Povo

Amém!

(DE PÉ)

6 - TRISÁGIO

Sac.

Santo sois Vós, ó Deus! Santo sois Vós, ó Forte! Santo sois Vós, Imortal! (Três vezes)

Povo

Tende piedade de nós!

Sac.

Senhor, nosso Deus Onipotente e Imortal, santificai nossos pensamentos e purificai nossas consciências para escutar Vossa palavra e Vos rendermos glória e louvor agora e sempre, pelos séculos.

Povo

Amém!

Sac.

Louvai e glorificai a Nosso Senhor!

Povo

Aquele que foi visto por Moisés na sarça ardente, e por Ezequiel na carruagem se sacrifica agora por nós e por Ele os povos têm a vida.

Sac.

Aquele que Querubins e Serafins adoram com grande temor, se sacrifica agora por nós e por Ele os povos tem a vida.

Povo

Senhor, Deus de misericórdia, que aceitastes as ofertas dos pais juntos, aceitai nossa oferenda e atendei nossas preces.

7- HINO DAS LEITURAS

Leitor

Leitura da ...

... e glória a Deus para sempre!

(DE PÉ)

Povo

Aleluia! Aleluia! Oferecei ao Senhor sacrifícios de louvor, bendizei Seu nome, porque dele é o Dom da vida. Aleluia!

Sac.

A paz t esteja convosco.

Povo

E com teu espírito. Diante da mensagem de Nosso Salvador, que anuncia a vida às nossas almas, Vos oferecemos o incenso e imploramos Vossa misericórdia, Senhor.

Sac.

Do Evangelho de Nosso Senhor, Jesus Cristo, segundo são ... ouviremos o anúncio da vida e a palavra da salvação.

Povo

Irmãos, fiquem em silêncio, porque o Santo Evangelho será lido por vós. Escutemos, glorifiquemos e agradeçamos a Palavra do Deus Vivo.

Sac.

Naquele tempo ...

Amém, e paz + a todos vós!

Povo

Glória e louvor a Cristo Jesus por Suas palavras de vida!

Homilia

(SENTADOS)

8 - ANAFORA DOS DOZE APÓSTOLOS

(DE PE)

Todos

Cremos em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do Céu e da Terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis.

Cremos em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos. Deus de Deus, Luz da Luz. Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos Céus e se encarnou pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos. Padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai, e de novo há de vir em Sua Glória para julgar os vivos e os mortos. E Seu reino não terá fim. Cremos no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho, e com o Pai e o Filho, é adorado e glorificado.

Ele, que falou pelos profetas. Cremos na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professamos um só batismo para

a remissão dos pecados, e esperamos a ressurreição dos mortos, e a vinda do mundo que há de vir. Amém.

9 - SUBIDA AO ALTAR

Sac.

Venho ao Altar de Deus, a Deus que alegra a minha juventude. Por Vossa imensa bondade, entro em Vossa casa e me prostro diante de Vosso santo Templo.

Povo

Com Vosso temor, guiai-me, ó Senhor, e com Vossa justiça ensinai-me.

Sac.

Por amor de Nosso Senhor, orai por mim caríssimos irmãos.

Povo

Que Deus aceite tua oferenda e por tuas preces tenha piedade de nós

10 - OFERTÓRIO

Todos

0 Senhor reinou e se vestiu do esplendor: Aleluia! / Eu sou o Pão da vida, proclama o Cristo,/ Que veio das alturas salvar o mundo / Meu Pai me enviou, Verbo Divino, / Que se encarnou na Santa Virgem / E na Cruz fui entregue em sacrifício, / E na Igreja me dou em alimento, / Aleluia!, de vida Penhor.

Sac.

Senhor Deus todo Poderoso Vós que aceitastes as ofertas de nossos pais, aceitai agora nossas oferendas que apresentamos como símbolo de nosso amor; derramai sobre nós Vossas bênçãos, e em troca de nossas ofertas perecíveis, dai-nos a vida e o Reino. Glória a Vós para sempre.

Povo

Amém!

Sac.

Em memória de Cristo, nosso Senhor, nosso Deus e nosso Salvador, e de Sua obra salvadora, recordamos, sobre esta Eucaristia, todos os que creram em Deus, principalmente a Beata Virgem Maria, Mãe de Deus... (o santo do dia ou padroeiro do lugar). Lembrai-Vos,Senhor, de nossos pais e irmãos vivos e mortos, membros da Santa Igreja, e para os quais a ofertamos, (principalmente...), e de todos que participam conosco deste sacrifício.

Povo

Amém!

Todos

Aleluia! Recordemos Maria, Mãe de Deus, os profetas, os apóstolos e os mártires, os justos e os sacerdotes, e todos os cristãos filhos da Igreja, hoje e sempre e por todos os séculos.

11- RITO DA PAZ

Sac.

Glória + ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre, pelos séculos.

Povo

Amém!

Sac.

Ó Deus, Pai  misericordioso, que por Vosso Filho Unigênito preparastes para nós um festim espiritual, aceitai este sacrifício e dai-nos por ele o dom de Vosso Espírito Santo, e fazei-nos comunicar a paz uns aos outros com coração puro e amor divino, para Vos rendermos glória e louvor, bem como ao Vosso Filho Unigênito e ao Vosso Espírito Santo, agora e sempre, pelos séculos.

Povo

Amém!

Sac.

Paz a ti, altar de Deus; paz às oferendas colocadas sobre ti; e paz a todos vós, meus irmãos em Cristo.

P

Saudemo-nos uns aos outros em Cristo.

(Bem aventurados os pacíficos, eles serão chamados filhos de Deus)

Sac.

A paz, o amor e as misericórdias de Deus estejam convosco, para rendermos glória e louvor ao Senhor, agora e sempre e pelos séculos.

Povo

Amém!

Sac.

Ó Deus Todo-Poderoso, Vos adoramos e suplicamos; tornai-nos dignos de estar na Vossa presença, puros e santos, para Vos rendermos glória e louvor, agora e sempre pelos séculos.

Povo

Amém!

12 - PREFACIO

Sac.

0 amor de Deus Pai, a graça do Filho Unigênito e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós para sempre.

Povo

E com teu espírito.

Sac.

Nossos pensamentos e corações ao alto!

Povo

Já os temos no Senhor, nosso Deus.

Sac.

Demos graças ao Senhor nosso Deus e adoremo-Lo!

Povo

É digno e justo.

Sac.

Na verdade, ó Pai, é nosso dever dar-Vos graças, pois Vós sois santo e doador da vida e glorificado com Vosso Filho Unigênito e Vosso Espírito Santo. Os Querubins e Serafins cantam a Vossa glória, dizendo:

Povo

Santo, Santo, Santo sois Vós, Senhor Onipotente, Deus do universo. Céu e terra estão cheios da glória de Vossa Majestade. Hosana nas alturas. Bendito aquele que veio e que virá ainda, em nome do Senhor. Hosana nas alturas!

Sac.

Santo, Santo, Santo sois Vós, ó Pai cheio de misericórdia, Santo é Vosso Filho Unigênito, Santo é Vosso Espírito vivificante; Vós sois Santo e doador das riquezas. Vosso Filho se encarnou na Virgem Maria e por Sua ação salvadora nos livrou do mal.

13 - CONSAGRAÇÃO

em aramaico - de joelhos - o povo responde: Amém

Sac.

Todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, fazei-o em minha memória até a minha vinda.

Povo

Lembramo-nos de Vossa morte Senhor, confessamos Vossa ressurreição e esperamos Vossa segunda vinda.

Sac.

Sim, Senhor Nosso, lembramo-nos de toda a Vossa ação salvadora por nós, e Vos imploramos que tenhais piedade de Vosso povo e salveis Vossa herança, quando aparecerdes, no fim dos tempos, para retribuir, em toda justiça, a cada um segundo as suas obras. Por isso mesmo, a Vossa Igreja Vos suplica e, mediante Vós, suplica ao Vosso Pai, dizendo:

Povo

Tende piedade de nós, Senhor, Deus Todo-Poderoso, tende piedade de nós!

Sac.

E nós agora, ó Pai Clementíssimo, recebendo os Vossos benefícios. Vos agradecemos em tudo e por tudo.

Povo

Nós Vos louvamos, bendizemos, adoramos, confessamos e suplicamos. Tende piedade de nós, Senhor, nosso Deus, e atendei-nos.

14 - EPICLESE (INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO) 

Sac.

Atendei-nos, Senhor, atendei-nos, Senhor, atendei-nos, Senhor, e enviai o Vosso Espírito Santo sobre nós e sobre esta oblação.

Povo

Kyrie eleison. Kyrie eleison. Kyrie eleison.

Sac.

E que ele torne este + pão o Corpo de Cristo, nosso Senhor!

Povo

Amém.

Sac.

E torne este + cálice o Sangue de Cristo, nosso Senhor!

Povo

Amém.

Sac.

E faça com que estes santos Mistérios nos sejam para a remissão dos pecados e para a cura da alma e do corpo, a retidão de nossas consciências; e assim, ninguém se perderá de Vosso povo, mas sim viveremos por Vosso Espírito, para Vos rendermos glória e louvor, bem como ao Vosso Filho Unigênito e ao Vosso Espírito Santo, agora e sempre pelos sécu

Povo

Amém.

(SENTADOS)

15 - INTERCESSÕES (Prece dos fiéis)

Sac.

Oferecemos, Senhor, este sacrifício por Vossa Igreja, nosso Papa..., nosso Patriarca..., nosso Bispo..., todos os Bispos e os chefes de nosso País. Dai-lhes, Senhor, vida longa e irrepreensível, para que governem Vosso povo com toda justiça e santidade. Nós, vos pedimos Senhor.

Povo

Atendei-nos, Senhor.

Sac.

Por Vosso povo aqui presente e oferecendo esta Eucaristia; perdoai-lhes os pecados para viverem sempre em Vossa presença e reconhecerem Vossos benefícios, pois sois Pai da bondade e da misericórdia. Nós Vos pedimos, Senhor.

Povo

Atendei-nos, Senhor.

Sac.

Recordamos os filhos da verdadeira fé, principalmente a gloriosa Virgem Maria, Mãe de Nosso Redentor, bem como São José, os Apóstolos Pedro e Paulo, São Marun, São João Marun, São Charbel, a Beata Rebeca, o Beato Ni'Matullah Al-Hardini, São..., os Apóstolos e Mártires e Confessores. Concedei-nos estar junto a Vós com todos os Santos, morando para sempre em Vossa casa. Nós Vos pedimos Senhor.

Povo

Atendei-nos, Senhor.

Sac.

(Outros pedidos e orações).

Povo

Atendei-nos, Senhor.

Sac.

Por nossos mortos e todos os fiéis que partiram desta vida terrena, na esperança da vida eterna. Dai-lhes Senhor, o descanso eterno nas Vossas mansões bem-aventuradas. Nós Vos pedimos, Senhor.

Povo

Atendei-nos, Senhor.

Sac.

A fim de que, em nós e em tudo, seja louvado, exaltado e glorificado o Vosso santo nome, como o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e do Vosso Espírito Santo, agora e sempre, pelos séculos.

Povo

Amém.

Sac.

As misericórdias de Deus Pai, + de Jesus Cristo  Nosso  Salvador, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós para  sempre

Povo

Amém.

16 - FRAÇÃO DO PÃO

Sac.

Na fé verdadeira, aproximamo-nos, marcamos + e partimos esta Eucaristia, o Pão celestial, corpo do Verbo, Deus vivo, e com esta brasa purificadora e cheia de mistérios do alto, marcamos este Cálice de salvação e de louvor, em nome do Pai + , do Filho + e do Espírito Santo + , para a vida eterna. 0 sangue de Nosso Senhor, é derramado sobre o Seu santo Corpo, em nome do Pai +, do Filho +, e do Espírito Santo + Senhor, Vós unistes Vossa Divindade à nossa humanidade, e nossa humanidade à Vossa Divindade; unistes Vossa vida com nossa mortalidade, e nossa mortalidade com Vossa vida. Tomastes o que é nosso e nos destes o que é Vosso, para a vida e salvação de nossas almas. Glória a Vós para sempre!

Povo

Amém.

 (DE PE)

Sac.

Ó Cordeiro de Deus, que Vos entregastes por nós, ó Imolado Redentor, que oferecestes Vós mesmo ao Vosso Pai, ó Vítima agradável que fostes de Vós mesmo o Pontífice sacrificador. Fazei, por Vossa misericórdia, que a nossa súplica seja um suave incenso que, mediante Vós, elevamos ao Vosso Pai. Glória a Vós para sempre.

Povo

Pai da verdade, eis o Vosso Filho, Vítima de Vosso agrado. Ele morreu por nós; aceitai-O e dai-nos a vida! Eis a Oblação! Recebei-A das nossas mãos, e sede-nos propício, e não Vos lembreis dos pecados, que cometemos ante Vossa Majestade. Amém.

17- PAI NOSSO E RITO DA PENITÊNCIA

Sac.

Ó Pai clemente e misericordioso cuja glória resplandece acima de tudo, concedei a nós, humildes pecadores, a graça de Vos rogarmos, com toda pureza e confiança, dizendo:

Povo

Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. 0 pão nosso de cada dia, nos daí hoje, e perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a que nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal,porque Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

Sac.

Sim, Pai de misericórdia, não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal e de todos seus caminhos tortuosos, porque Vosso é o reino, como Vosso Filho Unigênito e Vosso Espírito Santo, agora e sempre, pelos séculos.

Povo

Amém.

Sac.

A paz + esteja convosco.

Povo

E com teu espírito.

D/P

Senhor Deus Misericordioso, diante de Vós e de Vosso altar, reverenciamos o Corpo e o Sangue de nosso Salvador, que dá a vida a quem 0 recebe. Que o Senhor nos cubra de bênçãos.

Sac.

Senhor Nosso Deus abençoai o Vosso povo que se inclina diante de Vós, livrai-nos de todos os males e tornai-nos dignos de comungar estes Mistérios divinos com toda pureza e de sermos por eles santificados, para Vos rendermos glória e louvor, bem como ao Vosso Filho Unigênito e ao Vosso Espírito Santo, agora e sempre pelos séculos.

Povo

Amém.

18 - RITO DA COMUNHÃO

Sac.

A graça da Trindade Santa + gloriosa e eterna esteja com todos vós para sempre!

Povo

E com teu espírito.

D/P

Contemplamos a Deus com respeito e devoção, pedindo sua clemência.

Sac.

Os Santos Mistérios se dão aos santos, em perfeição, pureza e santidade.

Povo

Um só Deus Santo, um só Filho Santo, um só Espírito Santo, glória ao Senhor único no céu e na terra para sempre.

Todos

Senhor Nosso Deus, que Vosso corpo e Vosso sangue nos santifiquem e nos purifiquem, e sejam para a remissão dos pecados, e para a vida eterna. Glória a Vós para sempre. Amém.

Canto de comunhão

Sac.

O Corpo e o Sangue de Cristo, penhor de vida eterna.

Povo

Amém.

19 - BENÇÃO COM AS OBLATAS

(DE PÉ OU DE JOELHOS)

Sac.

Rendemos glória e louvor ao Senhor pelo Seu Corpo e Sangue que recebemos. Ó Senhor, que amais todos os homens, tende piedade de nós.

Povo

Tende piedade de nós, Senhor misericordioso, clemente e amante dos homens, tende piedade de nós.

20 - AÇÃO DE GRAÇAS E BÊNÇÃO FINAL

(DE PÉ)

Sac.

Nós Vos agradecemos, Senhor, nosso Deus, e Vos suplicamos que esta comunhão seja para o perdão dos pecados e a glória de Vosso Santo nome, com Vosso Filho Unigênito e Vosso Espírito Santo, agora e sempre, pelos séculos.

Povo

Amém.

Sac.

A paz  + esteja convosco

Povo

E com teu espírito.

Sac.

Senhor, nosso Deus, que Vos fizestes homem por nós, e nos salvastes por Vosso sacrifício, livrai-nos de toda corrupção. Fazei que sejamos templos de Vosso Santo nome, pois somos o Vosso povo e a Vossa herança e Vosso é o reino, o poder e a glória, na unidade do Vosso bendito Pai e de Vosso Espírito Santo, agora e sempre, pelos séculos.

Povo

Amém.

Sac.

Ide em paz, caríssimos irmãos, fortalecidos pelo alimento que recebestes do altar do Senhor, e vos acompanhe a graça e a bênção da Santíssima Trindade: Pai, + Filho e Espírito Santo, Deus Uno, glória a Ele para sempre.

Povo

Amém.

Sac.

Permanece em paz, altar santo, e que eu volte em paz para ti! A Eucaristia que sobre ti ofereci e de ti recebi, me seja para o perdão dos pecados e penhor para que eu me apresente diante do trono de Cristo sem confusão nem medo. Não sei se voltarei ainda a oferecer sobre ti um outro sacrifício. Amém.

 Canto final