NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA NICARÁGUIA

Na Nicarágua, no departamento de Chinandega, encontra-se a paróquia de se El Viejo, na qual se venera, há muito tempo, a imagem da Imaculada Conceição de Maria. Segundo a tradição a imagem de Nossa Senhora de "El Viejo" foi trazida da Espanha por Pedro Ahumada, irmão caçula de Santa Teresa de Ávila, que fora nomeado governador da província da Nicarágua. À Reformadora do Carmelo teria pertencido a imagem que a entregou a seu irmão antes que ele viajasse às Índias.

Desde o momento em que a imagem chegou à cidade a população começou a render-lhe culto porque o governador instalou um oratório em sua casa.

Quando expirou seu cargo como governador e foi promovido, apesar das súplicas do povo, Pedro decidiu levar a imagem consigo. No dia em que ele se dirigia ao porto para embarcar, precisou retornar a sua casa devido ao mal tempo. Este fato se repetiu por duas vezes, induzindo-o a pensar que o plano de Deus era que a imagem permanecesse na Nicarágua. A partir de então, o culto ampliou-se cada vez mais e deram-lhe o nome de Nossa Senhora de "El Viejo".