VIVER  MELHOR  NA  TERCEIRA  IDADE

A velhice é mais uma etapa da vida e devemos nos preparar para vivê-la da melhor maneira possível. São muitos os anos que permitem que nos preparemos para a velhice. Ao longo de toda a vida, tem-se a possibilidade de se dispor a viver uma velhice sadia e equilibrada e de aceitar a chegada desse momento evolutivo, de maneira positiva e natural.

O fato de envelhecer não significa um final. Pelo contrário, é um começo. Muitas pessoas idosas não estão mais comprometidas com responsabilidades, tais como educação de crianças ou as exigências de um emprego. É tempo de viver sua vida conforme sua própria satisfação.

Saiba os segredos de como viver melhor a terceira idade:

Precauções - O público está cada vez mais sensível a tudo o que se relaciona à saúde. As evidências quanto aos riscos decorrentes de certos comportamentos provocam um interesse crescente voltado para a prática de várias modalidades esportivas, corporais, recreativas e de lazer e as possibilidades cada vez maiores de praticá-las.

Atividade corporal - Bem planejada pode ajudar a melhrorar a comunicação com os demais, a aceitação de si mesma e do próximo. Para conhecer, sentir e aceitar o próximo é necessário, primeiro, que a pessoa se conheça, se sinta e se aceite como ela mesma. A atividade corporal pode ajudar a enriquecer a relação com o mundo que nos rodeia, pode colaborar para que aceitemos a nós mesmos e os demais.

Referimo-nos, sempre, a uma atividade corporal pensada e preparada para os idosos, levando em conta, a todo momento, suas necessidades, suas motivações e interesses, suas capacidades físicas e psíquicas, suas vivências e formas de conhecer o mundo que os rodeia. Propomos uma atividade corporal que não exija apenas movimentos, mas, também, ao mesmo tempo, expressão. “A expressão por meio do corpo é a linguagem do gesto, e cada gesto é uma mensagem para si mesmo e para os demais”(Aymerich, 1980, pág. 53).

Alimentação e saúde - Na terceira idade, assim como em todas as outras, é importante fazer uma dieta equilibrada para manter-se saudável. Uma dieta equilibrada consiste em ingerir uma ampla variedade de alimentos a fim de que estes forneçam todos os nutrientes necessários ao corpo.

A qualidade da saúde é afetada por vários fatores. Uma nutrição adequada, exercícios diários, cuidados médicos regulares e atividade mental, todos juntos contribuem para uma boa saúde e bem-estar.

Lazer - A terceira idade é uma fase que pode ser caracterizada como um período de aproveitamento para a realização pessoal de investimento em si próprio.

Edna de Oliveira Evaristo - Profª de Ed. Física e Mestranda em Educação - Trabalha com a 3ª Idade, no CEFET