DADOS  ESTATÍSTICOS  SOBRE  OS  SANTOS

O missal romano apresenta em suas primeiras páginas os nomes dos 180 grandes santos universais reverenciados pela Igreja em todo o mundo.

À guisa de curiosidade, seguem alguns dados sobre os santos e beatos venerados pelos católicos para que possa verificar a complexidade e amplitude desta questão.

Existem cerca de 40.000 mártires, reconhecidos como santos, sobretudo por terem sido assassinados em grupo na defesa da fé.

No começo da história do cristianismo era o povo cristão quem proclamava os seus santos. Com o tempo esta função eclesial ficou restrita ao Papa, bispo de Roma.

Existem cerca de 2.740 santos e bem-aventurados (ou beatos) que foram canonizados ou beatificados individualmente até 1997.

De lá para cá o Papa João Paulo II ainda incluiu no canon (lista) dos santos e beatos, 22 novos nomes, em 1998. Temos portanto 2762 santos na lista católica, a quase totalidade de outros continentes, particularmente da Europa.

Destes três viveram no Brasil: José de Anchieta, madre Paulina e frei Galvão, todos reconhecidos como beatos recentemente.

O mais jovem santo não-mártir é Domingos Sávio, aluno de são João Bosco, que morreu com 15 anos.

A primeira santa que temos uma fotografia é Santa Bernardete Soubirous, de Lourdes na França, morta em 1879.

padre Fernando Altemeyer Júnior