DOCUMENTOS   DA   IGREJA

Rerum Novarum

A condição operária, a relação entre trabalho e capital, patrão e empregado, é tratada nesta encíclica de Leão XIII. Um dos marcos da doutrina social da Igreja, a Rerum Novarum reforça o direito à propriedade e a harmonia entre as classes sociais. Ela condena a solução socialista que instiga nos pobres o ódio contra os que possuem, condena os que pretendem que toda a propriedade de bens particulares deve ser suprimida, que os bens de um indivíduo qualquer devem ser comuns a todos, e que a sua administração deve voltar para os Municípios ou para o Estado.

 

Inscrutabili Dei Consilio

A subversão geral de verdades supremas, a audácia dos que não suportam nenhuma autoridade legítima, o desprezo de leis que regulam os costumes e protegem a justiça, e o esquecimento das coisas eternas, entre tantos outros males, é o que deixa a sociedade humana sem repouso e lhe prepara novas revoluções e funestas catástrofes. Esses males tem a sua principal causa no desprezo e na rejeição da santa autoridade da Igreja, que governa o gênero humano em nome de Deus, e que é a salvaguarda e o apoio de toda autoridade legítima. E para subverter os fundamentos da sociedade, os inimigos da ordem pública pensaram - e colocaram em prática - atacar sem trégua a Igreja, torná-la odiosa por meio de vergonhosas calúnias, e também enfraqueceram-lhe a autoridade e a força do Pontífice Romano. Nesta encíclia de 1878, o Papa Leão XIII mostra-nos os remédios para estes males da sociedade, que, mais do que nunca, vêm corrompendo e mesmo destruindo os fundamentos da sociedade humana.

 

Pascendi Dominici Gregis

O modernismo é uma heresia que penetrou profundamente em todos os segmentos da sociedade, inclusive - e principalmente - 'no próprio seio da Igreja'. Última heresia a ser condenada pela Igreja e única a ser condenada no século XX, seus erros, entretanto, se fazem presentes na mentalidade de muitos sacerdotes. Nesta encíclia, S. Pio X faz uma exposição magistral do sistema modernista, que pode ser definido como um compêndio de todas as heresias. Condena, entre outras: o agnosticismo, a imanência religiosa e seu sentimento religioso, a evolução dos dogmas, etc.

 

Humani Generis

Sobre os dogmas e ensinamentos da Igreja, é comum ouvirmos de católicos e teólogos "amantes de novidades", que os termos da filosofia escolástica não se aplicam mais em nossos dias. Deturpando os sentidos dos Concílios e das Sagradas Escrituras consagrados pela Igreja ao longo dos séculos, declarando-os antiquados à luz do mundo atual, eles pretendem mudar conceitos bem estabelecidos pela doutrina católica. Isto é o que se chama "relativismo dogmático", condenado pelo Papa Pio XII na encíclica que aqui apresentamos. Condena também a nova exegese e o poligenismo.

Introdução

I - A Igreja Católica face aos erros modernos

II - Penetração dos erros modernos

III - A fé e as ciências positivas

 

Humanum Genus

Nesta encíclia o Papa Leão XIII nos lembra a divisão do gênero humano "em dois campos inimigos, que não cessam de combater, um pela verdade e pela virtude, o outro por tudo o que é contrário à virtude e à verdade". Agindo ocultamente, e às vezes abertamente, fortemente organizada, a Maçonaria é apresentada pelo Papa como uma organização que conspira contra a Igreja. Leão XIII chama a atenção para o perigo dessas seitas e aponta os caminhos para o combate. Escrita há mais de cem anos, esta encíclica é, entretanto, de perfeita aplicação em nossos dias.

 

Mirari Vos

Encíclia do Papa Gregório XVI, trata sobre a imutabilidade da doutrina e disciplina da Igreja, entre elas a doutrina sobre o celibato clerical, tão atacada em nossos dias. Condena a liberdade de consciência e de imprensa, entre outras.

 

Quanta Cura

Encíclica contra erros do comunismo, socialismo e protestantismo, promulgada pelo Papa Pio IX.

Sílabo

Documento atualíssimo, é uma relação de teses condenadas pelo Papa Pio IX. Condena muitos erros largamente adotados em nossa época, como o panteísmo, o indiferentismo religioso (ecumenismo), o socialismo e o comunismo, o laicismo etc.

 

Mortalium Animos

Encíclica de leitura obrigatória, fustiga os erros - hoje tão em voga - do ecumenismo, reafirmando que a Religião Católica é a única verdadeira.