AS  DROGAS

CRACK

É a combinação de pó de cocaína com bicarbonato de sódio, leva dez segundos para fazer efeito. Traz ao usuário euforia e excitação fazendo sua respiração e batimentos cardíacos acelerem,  prostração, desgaste físico, perda do interesse sexual, convulsões, podendo levar a lesões cerebrais irreversíveis. Sua "ressaca" é altamente prejudicial uma vez que apresenta no dependente uma depressão profunda, delírios repentinos e paranóias, além de despertar uma "fissura" por novas doses.É a droga de maior poder viciante. Pesquisas revelam que 90% das pessoas que experimentam o crack acabam dependentes.

 

MACONHA

É conhecida como porta de entrada para o consumo de outras drogas, visto é barata e para o consumo de outras drogas, visto é barata e com fácil acesso. A maconha produz efeitos físicos (olhos vermelhos, boca seca e taquicardia) e psíquicos (calma e relaxamento para alguns e medo e angustia para outros) muito característico. leva a perda da noção do tempo e espaço e prejudica o desempenho sexual. Sua dependência ou uso continuado interfere na capacidade de aprendizagem e memorização.

 

COCAÍNA

É uma das drogas mais consumidas em todo o mundo. Seu usuário apresenta, a princípio, a intensa sensação de euforia e poder, com estados de excitação, hiperatividade, insônia e falta de apetite. Causa perda da sensibilidade olfativa, confusão mental, alucinações e perda da sensação de cansaço. Em doses elevadas pode levar o usuário a conhecida "overdose" ou seja, parada cardíaca por fibrilação ventricular.

 

INALANTES

Comum entre os meninos de ruas, os Solventes e a Cola produzem sensações de euforia e excitação, com perturbações auditivas e visuais e até alucinações. Sua química é tão forte que seu uso constante resulta na destruição de neurônios, causando desconcentração e déficit de memória além de trazer insuficiência renal, diarréia,  fraqueza afetando inclusive os pulmões, provoca desmaios e taquicardia.

 

FUMO

É uma droga que vicia tanto quanto a cocaína e por ser de livre acesso traz em seus contexto maior números de morte que o álcool e as drogas ilegais. Por longo período de tempo o cigarro afeta os pulmões e os brônquios causando o câncer, além de enfisema e infecções no sistema cardio vascular. No Brasil morrem de 80 000 a 100 000 pessoas por ano e em todo mundo são mais de 3 milhões.

 

ANFETAMINAS

O usuário freqüente das famosas "bolinhas" sofre de insônia , falta de apetite, excesso de energia e taquicardia. Como conseqüência do seu consumo excessivo, o indivíduo pode vir apresentar quadros de paranóia (mania de perseguição), alucinações e inclusive convulsões. 

 

BARBITÚRICOS

Também conhecidos como calmantes e sedativos, provocam alterações na capacidade de raciocínio, concentração e coordenação motora. Ingeridos em doses excessivas, afetam as funções do sistema respiratório, coração e pressão sanguínea, expondo o usuário até ao risco de coma.

 

HEROÍNA

Cresce o consumo desta droga em todo mundo. Ela é produzida a partir de uma modificação química da morfina e deriva - se do ópio, provoca estado de torpor e calmaria em que se fundem fantasia e realidade. Pode causar depressão respiratória e cardíaca, levando seu usuário ao estado de coma. Devemos considerar ainda a dependência lícita causada pelos medicamentos com uso incomum, o álcool e os fumos que detém os recordes de maior números de usuários e maiores provocadores de morte.

 

ÁLCOOL

É a substância psicoativa mais antiga da humanidade. Consumido em excesso, provoca lesões no coração, vasos sanguíneos, aparelho digestivo e sistema nervoso, podendo resultar em câncer na boca, faringe, esôfago e laringe. Afeta a capacidade intelectual, prejudica a memória e destrói a vida social e afetiva do dependente.

 

LSD

É uma siglada palavra alemã LyserSaureDiathylamid, que quer dizer um potente alucinógeno, popularmente conhecido como ácido lisérgico.Causa alucinações, ansiedade, pânico, mania de perseguição, sensação deformação do próprio corpo e de morte imediata. Os danos delírios, convulsões e dependência psicológica. Depois do crack, o LSD é droga que mais rapidamente provoca dependência.

 

ECSTASY

É conhecida como "E" ou a droga do Amor. E é um comprimido semelhante a uma aspirina. Provoca sensações de euforia e bem-estar; freqüentemente é usado em danceterias por aguçar o senso rítmico, ocorre rápida desidratação, desequilíbrio orgânico, fadiga, taquicardia, aumento da pressão arterial. Uma dose de ecstasy pode matar. 

 

OVERDOSE

É a quantidade de droga acima daquela que o corpo suporta. "Fulano morreu de overdose de cocaína" quer dizer que tal pessoa usou cocaína em quantidade superior àquela que seu corpo poderia suportar e acabou morrendo.

Fonte: 123 Respostas sobre drogas. Içami Tiba. Ed. Scipione