A  VIRTUDE  DA  MODERAÇÃO

As bebidas alcoólicas possuem etanol, uma substância tóxica que lesa órgãos como o cérebro, o coração, o fígado e o pâncreas. Não há dúvida de que as bebidas alcoólicas, em grandes quantidades e por tempo prolongado, são prejudiciais, e quem exagera corre o risco de se viciar e pode arruinar sua vida. As bebidas alcoólicas elevam a pressão e podem tirar o efeito dos remédios usados para baixar a pressão.

 

Hoje os médicos sabem que em 5 a 10% dos homens que têm pressão alta, a causa é o alto consumo de bebidas alcoólicas, o que significa beber mais do que 30 g de etanol/ dia, ou seja, beber mais do que uma cerveja/ dia, um copo de vinho/ dia ou ½ dose de pinga, uísque ou vodca/ dia.

 

Mas, como em tudo, "a virtude está na moderação". Parece que as bebidas alcoólicas não fazem tanto mal quando tomadas em pequenas quantidades. Os pequisadores acreditam que o etanol, em pequenas quantidades, pode elevar o nível do "colesterol bom" no sangue. Esse tipo de colesterol, chamado HDL-colesterol, ajuda a limpar a gordura que se acumula nas artérias, evitando o seu endurecimento.Mas lembre-se: tomar bebidas alcoólicas não é tratamento para prevenir infarto! Saiba o que são pequenas quantidades. Tomar bebidas alcoólicas em pequenas quantidades é beber de 10g/dia a, no máximo, 30g/dia de etanol.

 

Aproximadamente, ingerir 10g/dia de etanol equivale a beber 330 ml/dia de cerveja (4% de etanol), 110 ml/dia de vinho (12% de etanol) ou 30 ml/dia de destilados (40% de etanol) como uísque, pinga ou vodca. Mas cuidado! Lembre-se de que as bebidas alcoólicas podem se tornar um vício. Não corra esse risco.

 

Além disso, se você tem gastrite, por exemplo, as bebidas alcoólicas podem piorá-la; se você precisa perder peso, não se esqueça de que as bebidas alcoólicas têm muitas calorias, embora não alimentem, porque não possuem os elementos necessários para a alimentação; uma garrafa de cerveja tem, mais ou menos, 300 calorias; um copo de vinho, 100 calorias; uma dose de uísque, pinga ou conhaque, 120 calorias; - se você tem "pressão alta", é importante saber que as bebidas alcoólicas podem, em determinadas situações, aumentar o efeito dos remédios que baixam a pressão, como os tranqüilizantes, ou do calor; - as bebidas alcoólicas retardam os reflexos, impossibilitando você de dirigir automóvel.