ALGUMAS IDÉIAS PARA AVANÇAR NO DÍZIMO COM ALEGRIA

Vamos trabalhar neste texto algumas idéias sobre a dinâmica do dízimo com o sentido de alegria. O dízimo só tem e faz sentido se o mesmo for entendido como algo prazeroso em sua vida. Um dízimo rancoroso ou obrigado ou duvidoso ou de mau gosto não faz bem ao contribuinte e, mesmo aquele que o recebe.

Vamos trabalhar algumas dicas para que os agentes de pastoral percebam o quanto é bom ser um dizimista feliz e realizado na comunidade. Treze idéias são básicas para a nossa reflexão. A saber:

1.Conhecer o seu produto

Para se conhecer qualquer produto há a necessidade de alguns elementos essenciais, como por exemplo: leitura. Através da leitura eu tomo contato com uma série de informações importantes para a minha dinâmica de entendimento sobre o dízimo, como é o nosso caso. A partir da leitura e do hábito de ler eu busco informações para o meu crescimento espiritual e pastoral. Imaginem um agente do dízimo que não se interessa pela leitura. Será um caos na pastoral.

Nessa mesma linha eu aprendo a buscar ajuda junto às pessoas mais informadas que eu sobre esse tema. Isso me encoraja a compartilhar com os demais irmãos da caminhada as informações que fomos adquirindo no transcurso desses textos que lemos e meditamos.

A palavra de Deus nos anima nesta leitura de formação. Vamos conferir dois textos para fixarmos a reflexão. Assim:

Pr 1, 2-3: "para dar a conhecer a sabedoria, a educação e compreensão de sentenças inteligentes; para proporcionar uma educação esclarecida: justiça, equidade,retidão", e Eclo 1, 27-28: "Pois sabedoria e instrução é o temor do Senhor; seu bel-prazer é a felicidade e a doçura. Não sejas indócil ao temos do Senhor, e não te aproximes dele com duplicidade de coração".e a conclusão de Tiago: "Peça, porém, com fé, sem sentir a menor dúvida, pois aquele que duvida assemelha-se ao ondeio do mar que o vento provoca. Não pense essa pessoa que o Senhor dará o que quer que seja a um homem que esteja dividido e indeciso em todo o seu proceder"(Tg 1,6-8).

A leitura faz a gente criar e desenvolver a imaginação. Preste atenção nessa história:

"Certa lenda conta que estavam duas crianças patinando em cima de um lago congelado... Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam sem preocupação... De repente, o gelo se quebrou e uma das crianças caiu na água... A outra criança, vendo que seu amiguinho se afogava, jogou uma pedra e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguido quebrá-lo e salvar seu amigo..." Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino: "- Como você fez isso? È impossível que você tenha quebrado o gelo com essa pedra e suas mãos tão pequenas". Nesse instante, apareceu um ancião e disse: "-Eu sei como ele conseguiu!".Todos perguntaram: "-Como?". O ancião respondeu: "-Não havia ninguém ao seu redor para lhe dizer que não poderia fazer!". Se podes imaginar, podes conseguir. Certamente é esta a lição que nos fica dessa lenda. 

2. Conhecer a Bíblia - essa é a única e a mais acertada saída para se compreender o dízimo na comunidade. Se existem muitas resistências devido ao desconhecimento da Palavra de Deus.

3. Conhecer seu cliente - como ele é organizado

4. Amor que faz acreditar - como você faz para conseguir um outro dizimista

5. Organização do agente de pastoral do dizimo

"Nossa ambição não é fazer negócios, mas amar a Deus

Para amar a Deus, é preciso viver. Para viver a gente tem que equilibrar o orçamento".

(Abade D. Sebastião)

6. Nunca prometer demais

7. Dizimo resolve o problema da paróquia

8. Fidelidade a toda prova

"É graça divina começar bem. Graça maior é persistir na caminhada certa. Mas a graça das graças é não desistir nunca". (D.Helder Câmara)

9. Evitar a imaginação curta.

Existem pessoas nas comunidades, em geral católicas, e que freqüentam a Igreja com muita assiduidade, que não consegue progredir na reflexão, no pensamento, na atividade de pastoral. São aquelas que continuam sempre a mesma coisa ano a ano a fio. Os anos passam e elas sempre ficam para trás. São pessoas que nunca aparecem com novidades; não são pessoas que somam às demais. Parecem sumir a cada ano que passa. A dinâmica da Igreja está sempre em evolução. É bem a história da semente do semeador que saiu para a sua tarefa de semear a semente em tantos terrenos. Jesus sabia muito bem disso e disse: ( Mateus 13,1-9): "Ele lhes disse muitas coisas em parábolas. Eis que o semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho ; e os pássaros do céu vieram e comeram tudo. Outras caíram ..."(na sua paróquia...)

10. Buscar dizimistas arrojados

11. Enviar vários bilhetes de agradecimento aos contribuintes

12.Você pode mudar a sua paróquia - mais que dizimista

13. Mostre o beneficio do dizimo - conte sua história para os outros ouvirem

"Mude os seus pensamentos e estará mudando o seu mundo" (Normann V. Pearle)

Pe.Jerônimo Gasques