NOSSA  SENHORA  DO  PERPÉTUO  SOCORRO

O quadro da Mãe do Perpetuo Socorro foi restituído ao culto público no dia 26 de Abril de 1866. Nesse dia se fez uma solene procissão com o quadro, desde a basílica de Santa Maria Maior até à igreja de Santo Afonso. As crônicas da época narram o que segue:"Numa das ruas por onde devia passar a procissão com o quadro, morava um menino de quatro anos, gravemente enfermo há vinte dias, com febre gástrica e convulsões cerebrais, já próximo da morte. Quando a imagem chegou à frente da sua casa, a mãe abriu a janela e mostrou o filho para Nossa Senhora, dizendo entre lágrimas: "O' Mãe piedade, cura meu filho ou leva-o contigo para o paraíso!' 

Esta prece não foi em vão. No mesmo dia a criança recuperou as forças de maneira notável e, em pouco dias, curou-se totalmente".

"em outra casa era uma menina de oito anos que estava doente. Há quatro dias sofria de paralisia nas pernas e só podia andar com muita dificuldade. Quando a imagem da Virgem passou na frente, a mãe pediu a cura de sua filha. No mesmo instante a menina recuperou parcialmente o uso das pernas. Depois a mãe levou a menina até a igreja de Santo Afonso, apresentou-a para N. Sra. do Perpétuo Socorro e exclamou cheia de confiança: "O' Mãe, termina agora a obra começada!' Imediatamente a menina se pôs de pé e começou a caminhar livremente, com grande admiração de todos que estava presente".

 

           TESTEMUNHO  DE  AÇÃO  DE  GRAÇAS

De uma mãe de família : "Meu filho nasceu prematuro, com seis meses, e foi colocado na incubadora, com pouca possibilidade de sobreviver... Pedi a Nossa Senhora que o protegesse, que não sofresse, que acontecesse o melhor para ele. Eu sabia que ela me ajudaria, pois fiz sempre sua novena. Quando ele completou 11 dias, chamaram-me para o hospital, pois ele estava morrendo. Meu esposo e eu fomos desesperadamente e o encontramos desfalecido. Então pedi a Nossa Senhora que o recebesse nos seus braços, já que esta foi a sua vontade. Quando abracei meu nenê, o coração parecia sangrar de tanta dor, uma dor que somente a mãe pode sentir.

Após vários minutos de sofrimento, quando nada podíamos fazer, quase não acreditamos no que víamos: Nosso filho estava respirando novamente! Depois de passar dois meses na incubadora, levamo-lo para casa. Hoje goza de boa saúde. Nunca deixei de agradecer a Deus e a Nossa Senhora esta graça que considero um milagre".

Uma jovem das Filipinas, 24 anos ( trechos de sua carta): "Querida Mãe! Lembro-me de quando vim à Novena pela primeira vez. Foi há dois anos, no mês de junho. Eu precisava, naquela época, de ajuda especial. Sabia que ninguém mais podia me dar... Encontrar trabalho, mas na minha família as coisas não andavam bem. Por isso não conseguia concentrar-me naquilo que devia fazer.

 

             UMA  JOVEM  DAS  FILIPINAS

"Querida Mãe! Lembro-me de quando vim à Novena pela primeira vez. Foi há dois anos, no mês de junho. Eu precisava, naquela época, de ajuda especial. Sabia que ninguém mais podia me dar... Encontrar trabalho, mas na minha família as coisas não andavam bem. Por isso não conseguia concentrar-me naquilo que devia fazer. Eu te prometi, então, que viria não somente durante nove quartas feiras seguidas, mas todas as quartas feiras da minha vida. Minha oração foi atendida. Meu pai encontrou trabalho e minhas irmã puderam voltar a estudar...

No mês de janeiro passado, as coisas de minha vida e minha família tornaram a desandar. Por isso deixei de vir à Novena. Parecia-me fácil achar sempre uma desculpa. A verdade era que eu encontrara um homem com o qual me enamorei perdidamente. Tinha medo de perdê-lo. Por isso estava disposta a enfrentar tudo, sem querer saber o que me esperava no futuro. Fiquei irritadiça e insegura...

No mês de janeiro passado, as coisas de minha vida e minha família tornaram a desandar. Por isso deixei de vir à Novena. Parecia-me fácil achar sempre uma desculpa. A verdade era que eu encontrara um homem com o qual me enamorei perdidamente. Tinha medo de perdê-lo. Por isso estava disposta a enfrentar tudo, sem querer saber o que me esperava no futuro. Fiquei irritadiça e insegura...

Em junho, fazendo um grande esforço, resolvi voltar à Novena e deixar de ver meu amigo por algum tempo. Em outubro fiquei sabendo que ele tinha outra noiva e já havia se casado com ela. Isso me deprimiu profundamente. Rompi com meus parentes e até pensei em abandonar o emprego.

Apesar de tudo isto, continuei freqüentando a Novena. Pouco a pouco me dei conta de que há muito tempo estavas respondendo aos meus pedidos: Minha família estava bem minhas irmãs continuavam estudando e eu... tinha me libertado de uma pessoa que não convinha para mim. Agora só te poço para ajudar a curar as ferias que eu mesma me causei. Obrigado, minha Mãe! Estou vendo melhor as coisas e minha vida me parece mais bonita e com mais sentido".

Recuperou o peso e se mostra carinhosa e alegre com todos nós. Canta, fala, grita, ri, brinca, caminha e, pelo que parece, não ficou nenhuma seqüela da doença. Consideramos um milagre tudo isso, porque os médicos garantiram que, caso ela sobrevivesse, ficaria cega, surda ou com algum retardamento mental.

Queremos agradecer ao teu querido Filho, Jesus Cristo, por haver permitido unir nossos sofrimentos aos seus. Nós te agradecemos, Mãe querida, por todos os benefícios concedidos à nossa filha e, por ela, a todos nós.Pedimos que nos guies e protejas a cada momento. Nós te queremos muito".

Como estes, muitos outros testemunhos se poderia consignar. Sinais da intercessão constante de Maria, que torna visível a mediação única e eterna de seu Filho, que ainda peregrinam e se acham em perigos e ansiedades, até que sejam conduzidos à pátria bem-aventurada. Por esse motivo a Santíssima Virgem é invocada na Igreja com os títulos de Advogada, Auxiliadora, Socorro, Medianeira"(Constituição sobre a Igreja - n. 62).

 

01

ABREVIATURA - da palavra grega que significa: MÃE

 

02

ABREVIATURA - da palavra grega que significa: DE DEUS

 

03

ABREVIATURA - da palavra grega que significa: ARCANJO SÃO MIGUEL, apresentando-lhe a lança a vara com esponja e o cálice da amargura

 

04

ABREVIATURA - da palavra grega que significa: Arcanjo São Gabriel, que apresenta a Jesus a cruz e os cravos.

 

05

ABREVIATURA - da palavra grega que significa: Jesus Cristo.

 

06

ESTRELA - no véu de Maria: Ela é a estrela que nos guia no mar da vida até o porto seguro da salvação.

 

07

A BOCA -  de Maria é pequena para guardar silêncio. Ela fala pouco.

 

08

OS OLHOS - de Maria: são grandes e voltados sempre para nós, para ajudar em todas as necessidades.

 

09

TÚNICA VERMELHA: distintivo das virgens no tempo de Maria.

 

10

TÚNICA AZUL: distintivo das mães daquela época. Maria é virgem Mãe de Deus.

 

11

AS MÃOS de Jesus: estão apoiadas na de Maria, significando que por ela nos vêm todas as graças.

 

12

COROA DE OURO: quadro original foi coroado em 1867, em agradecimento aos muitos favores feitos pela Mãe do Perpétuo Socorro.

 

13

A SANDÁLIA DESATADA: símbolo de um pecado preso ainda a Jesus por fio último: a devoção à Nossa Senhora.

 

14

AS CORES DO QUADRO: o fundo de todo o quadro é de ouro, que é tão comum nos quadros bizantinos, e simboliza a glória do paraíso para onde todos pretendemos ir, vivendo a felicidade e a plenitude da vida.