A IGREJA CATÓLICA NO MUNDO

Via de regra as jurisdições eclesiásticas estão organizadas em metrópoles (ou províncias eclesiásticas). Estas por sua vez estão subdivididas em arquidioceses metropolitanas e várias jurisdições sufragâneas. As jurisdições sufragâneas são em geral dioceses, mas podem ser também prelaturas.

Existem arquidioceses que não são arquidioceses metropolitanas, isto é, são arquidioceses sem dioceses sufragâneas. Os países que utilizam o rito oriental normalmente usam nomes diferentes dos de rito latino. Assim, archepaquia significa arquidiocese e eparquia quer dizer diocese. Todavia a estrutura, em geral, é a mesma das jurisdições de rito latino.

Existem 21 igrejas católicas que utilizam o rito oriental e, em alguns países, essas jurisdições se sobrepõem. Nessas circunstâncias poderá haver mais do que uma diocese episcopal católica numa mesma cidade.

Existem ainda outras jurisdições eclesiásticas de menor nível, que normalmente não estão englobadas numa província eclesiástica. Em geral elas se encontram em áreas onde o número de católicos é pequeno, ou existem razões de ordem política ou de "diplomacia eclesial", que resultam em dificuldades para se estabelecer uma estrutura normal. As jurisdições que se enquadram nessa situação são: exarcatas apostólicas o archeparquiales, ordinariatos, vicariatos apostólicos, prefeituras apostólicas, administrações apostólicas e missões "sui juris".

Patriarcados 13
Arquieparquias Maiores 2
Arquidioceses (-eparquias) metropolitanas 523
Arquidioceses (-eparquias) 77
Dioceses (eparquias) 2.133
Prelaturas 49
Abadia territorial 12
Exarcadas apostólicos 19
Ordinariatos 8
Ordinariatos militares 35
Vicariatos apostólicos 77
Prefeituras apostólicas 45
Administrações apostólicas 10
Missões "sui juris" 10