IGREJAS  E  SEITAS

Todas as igrejas ou seitas cristãs têm seu fundador e data de sua origem.
Eis as datas de algumas delas:

Protestantes Luteranos: fundados por Martinho Lutero (1484-1546) na Alemanha, sacerdote agostiniano - que depois casou-se com uma ex-freira.

Batistas: fundada por John Smith, clérigo anglicano, na Inglaterra e Holanda, no século XVII. Vieram para o Brasil em 1817.

Presbiterianos: fundada por John Knox, sacerdote católico, contagiado pela doutrina de Lutero e Calvino. Esta igreja nasceu na Escócia, em 1560.

Congregacionistas: fundada por Robert Brawne, clérigo anglicano, na Inglaterra, em 1727.

Anglicanos Episcopais: fundada pelo rei da Inglaterra, Henrique VII, em 1534, pelo “Ato de supremacia Régia”. Este rei, obcecado pela paixão, casou-se 8 vezes, mandando executar algumas de suas ex-esposas.

Adventistas: fundada por William Miller - Estados Unidos, em 1831. Agricultor, sem estudos, predisse algumas vezes o fim do mundo, sem efeito!

Testemunhas de Jeová: fundada por Charles Taze Russel, Estados Unidos, em 1874.
No Canadá, em pleno Tribunal jurou conhecer a língua grega. Sendo-lhe apresentado o Novo Testamento em grego, foi convencido de perjúrio. Sua mulher divorciou-se dele em 1897, acusando-o de adultério com duas mulheres e de maus tratos.

Igreja Apostólica: fundada por Eurico Matos Coutinho, que chama a si mesmo de “bispo”. Morava em São Paulo.

Pentecostais e Assembléia de Deus: fundada por pastores de cerca de 100 congregações diferentes dos Estados Unidos, em 1914.

Evangelho Quadrangular: é um ramo de Pentecostalismo, iniciado pro Harold Williams, nos Estados Unidos, e promovido no Brasil desde 1940.

Congregação Cristã no Brasil: fundada pelo italiano Luigi Francescon, em 1910, em Platina - Paraná, Brasil. Depois estabeleceu-se entre os migrantes italianos em São Paulo.

Mórmons ou Igreja dos Santos dos Últimos dias: fundada por José Smith, em 1830, nos Estados Unidos.

Universal do Reino de Deus: fundada por Edir Macedo, em 1977, no Rio de Janeiro.

Internacional da Graça de Deus: fundada por R.R. Soares, cunhado de Edir Macedo, em 1980.

O Brasil para Cristo: foi fundada pelo pernambucano Manoel de Melo, um operário, filho de agricultores nordestinos, em 1955-56.

Deus é Amor: fundada por Davi Miranda, filho de um sitiante paranaense, em São Paulo, 1962. Fonte: Pe. Estevão Bettencourt, OSB