BENÇÃO  DE  SÃO  JOSÉ

COM.

Celebramos hoje, na igreja católica, a festa de são José, guarda fiel do menino Deus, protetor da família cristã, esposo da Virgem Maria e modelo da sabedoria paterna. São José é o intercessor fiel nas circunstâncias mais diversas da vida. Quem recorre a ele, tem a certeza de ser sempre atendido por Deus. Santa Tereza, devota de são José, escreve: “tomei por advogado o glorioso são José e encomendei-me muito a ele. Não me lembro ter-lhe pedido coisa que tenha deixado de fazer. Deste glorioso santo tenho experiência que socorre em todas as necessidades!”.Preparemo-nos para receber a benção de Deus, pela intercessão do bondoso são José, renovando o desejo de viver com fidelidade a vocação de pais e esposos em nossa família e na Igreja, cantando.

A P Ó S      A     H O M I L I A

Cel.

Vamos nos consagrar a são José, pedindo que ele seja o nosso protetor nas dificuldades da vida e nos alcance todas graças de Deus, para vivermos com dignidade e coragem a nossa missão de pais. Somente os esposos, de pé, vão rezar juntos, com devoção e confiança:

Esposos

Amável são José, escolhido por Deus para ser guarda da mais santa entre as famílias, dignai-vos, lá do céu, ser também guarda e protetor desta que está prostrada diante de vós e que tanto confia em sua intercessão. A partir deste momento te escolho para Pai, protetor, conselheiro, guia e padroeiro e ponho debaixo da vossa guarda especial a minha alma, meu corpo e meus bens, meus projetos e minhas realizações, a vida e a morte. Olhai-me como vosso filho; defendei-me dos inimigos visíveis e invisíveis; assisti-me em todos os tempos e em todas as necessidades; consolai-me em todas as amarguras da vida. Alcançai-me  todas as bênçãos que sabeis necessárias para uma vida cristã reta e santa, para merecer, enfim,  a eterna salvação. Cheio de confiança venho à vossa presença e a vós, com fervor me recomendo. Não desprezeis as minhas súplicas, pai adotivo do Redentor, e sede sempre meu padroeiro e intercessor junto a Deus Pai. Amém.

Cel.

São José, esposo da Mãe de Deus.

Todos

Fazei-nos sinceros para merecermos a mútua confiança.

Cel.

São José, chefe da sagrada família de Nazaré.

Esposo

Alcançai-nos humildade e mansidão na vida conjugal e familiar.

Cel.

São José, baluarte seguro contra todas as tentações.

Esposo

Afastai de nós o desânimo, a infidelidade, o desamor e toda forma de machismo.

Cel.

Vamos renovar agora o compromisso matrimonial, pedindo que Deus derrame o seu amor em nosso lar e em nossos corações.

Esposo

N. te recebo novamente por minha legítima esposa e te prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias de minha vida.

Esposas

N. te recebo novamente por meu legítimo esposo e te prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias de minha vida.

Cel.

Deus confirme este compromisso que renovaste perante a Igreja e derrame sobre vós as suas bênçãos. O que Deus uniu no amor, o homem nunca separe.

A P Ó S      A       O R A Ç Ã O      E U C A R Í S T I C A

Cel.

Rezemos juntos, como família de Deus, por todos os filhos e filhas dEle: Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome…

Com.

Todos os esposos, agora, receberão a benção de Deus, caminhando em direção do celebrante, que os aspergirá com a água do batismo, confirmando sua fé em Deus e sua devoção no padroeiro são José. Enquanto isso, a comunidade canta e agradece ao Senhor.

Cel.

Por intercessão de são José, abençoe-te Deus, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos

São José me recomendo a vós!

Cel.

O Senhor vos abençoe e vos guarde de todos os perigos.

Todos

Amém.

Cel.

O Senhor mostre a sua face e vos conceda a sua graça.

Todos

Amém.

Cel.

O Senhor volva o seu rosto para vos e vos dê a paz.

Todos

Amém.

Cel.

Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.

Todos

Amém.

Cel.

Vamos em paz e que o glorioso são José nos proteja sempre.

Cel.

Amém.