BENÇÃO   DA   CASA

Antes de iniciar a benção da casa, é oportuno que a família se reúna e faça um momento de oração comunitária. O pai (ou a mãe) poderão dirigir esta oração, frisando o valor de se viver numa família unida e amorosa, sob a proteção de Deus Pai. Após este momento, toda a família rezará o conteúdo deste folheto e, em seguida, se procederá à benção.

Cel.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos

Amém.

Cel.

A Paz de Cristo ressuscitado esteja nesta casa.

Todos

E com todos os seus moradores.

Cel.

Anúncio do evangelho de Jesus Cristo narrado por são João (20, 19 - 22).

"À tarde desse dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas onde se achavam os discípulos, por medo dos judeus, Jesus veio e, pondo-se no meio deles, lhes disse: "paz a vós!". Tendo dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos, então, exultaram por verem o Senhor. Ele lhes disse de novo: "paz a vós! Como o Pai me enviou também eu vos envio". Dizendo isto, soprou sobre eles e lhes disse: "recebei o Espírito Santo". - Palavra da salvação.

Todos

Glória a vós Senhor.

BREVE  REFLEXÃO 

Cel.

Oremos. A vós, Deus, Pai todo-poderoso, rogamos por esta casa, por todos os seus moradores e seus pertences, para que vos digneis abençoá-la, santificá-la e aumentá-la de todos os bens. Daí aos moradores desta casa, ó Pai, saúde, prosperidade, harmonia e felicidade para que possam sempre testemunhar vosso santo nome. Levai a efeito, em vossa misericórdia, seus projetos e votos. À nossa visita, pois, dignai-vos abençoar e santificar esta casa, assim como abençoastes e santificastes a casa de Abraão, de Isaac e de Jacó, e entre suas paredes, morem os anjos de vossa luz, para guardar esta casa e seus moradores. Por Cristo nosso Senhor.

Todos

Amém.

 Enquanto o sacerdote (o pai ou a mãe) asperge com água benta os portais da casa, os objetos de trabalho e de culto, os demais familiares cantam:

"dai-nos a benção, ó Mãe querida …". 

Cel.

Rezemos juntos, com fé e devoção, pedindo a proteção de Deus.

Todos

Pai nosso, que estais no céu...

Cel.

Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia.

Todos

E dai-nos a vossa salvação.

Cel.

Ouvi, Senhor, a nossa oração.

Todos

E chegue a vós o nosso clamor.

Cel.

O Senhor esteja sempre em seus corações e nesta casa.

Todos

Ele seja adorado e glorificado por todas as criaturas!

Cel.

Nosso Senhor Jesus Cristo esteja perto de vós para vos defender; esteja em vosso coração para vos conservar; que ele seja o vosso guia para vos conduzir; que vos acompanhe para guardar de todos os perigos; olhe por vós e sobre vós derrame sua bênção; ele que vive e reina com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

Todos

Amém.

Cel.

Desça sobre vós, seus familiares e esta casa a benção de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.

Todos

Amém.

Cel.

Fiquemos, hoje e sempre, na paz do Senhor Jesus.

Todos

Amém.