A  VIDA  IDOSA  NA  BÍBLIA

Como a Bíblia apresenta a pessoa que chegou a ser idosa? Essa é uma boa pergunta. Como veremos, o corpo do idoso, num processo natural da vida, é o que mais recente nessa nova fase de sua vida. Várias doenças e diminuição de poder de ação dos órgãos aparecem, tais como:

a) Cegueira: o idoso patriarca Isaac torna-se um cego e precisa apalpar os filhos os filhos para reconhecê-los (Gn. 27), mesmo assim ele foi enganado pela mulher, Rebeca e seu filho Jacó. Já o rei Jeroboão não obteve o mesmo sucesso de Rebeca. Ele mandou sua mulher disfarçada ao profeta Aias de Silo, o qual já velho e cego, foi avisado e por Deus e predisse a desgraça para Jeroboão. A cegueira acompanha os idosos (Ecl. 12,2). Tobiat padeceu na cegueira, mas se mostrou fiel a Deus, o qual o recompensou com a cura (Tb. 3,16 - 17).

b) Surdez: O idoso chega ao fim da vida, segundo a sabedoria bíblica, surdo. “O barulho do moinho diminui” (Ecl. 12,4).

c) Falta de apetite: O alimento perde o sabor para o idoso (Ecl. 12,5).

d) Impotência sexual: O rei Davi, com a idade avançada, já não mais conseguia se aquecer, diz 1 Rs. 1,1. Uma bela jovem foi trazida para o seu serviço e mesmo assim, ele não teve relações sexuais com ela. Sara e Abraão, por mais que quisessem não conseguiam gerar filhos (Gn. 18, 11). Assim também acontece os Zacarias e Isabel (Lc. 1,18). Em ambos os casos, a intervenção divina possibilitou o nascimento de filhos.

e) Reumatismo: É comum atribuir essa doença aos idosos. A Bíblia também conta que o rei de Judá, Asa, no fim da vida, em idade avança, sofreu de reumatismo nos pés.

f) Falta de vigor: Vários personagens aparecem na Bíblia como exemplos de pessoas sem as forças e vigor necessário para agir, como fazia no tempo da juventude. Berzelai, o homem rico acolhera Davi e o sustentara em Maanaim, vê-se limitado pela idade, 80 anos, a seguir o rei na lutas (2 Sm. 19,32 - 40). Duas figuras importantes na história do povo de Deus, o sacerdote Eli e o juiz e profeta Samuel, se percebem incapazes de por um fim à corrupção praticada pelos seus filhos. Falta-lhes uma ação vigorosa (1 Sm. 2,22 - 26; 8,1.5). O livro do Eclesiastes descreve poeticamente o fim da vida de um ser humano. A idade avançada é recordação de um tempo que não volta mais. O idoso exclama: “Não tenho mais prazer!” (Ecl. 12,1 - 7).

g) Dependência: O idoso torna-se, por causa da debilidade corporal, um dependente do favor de outrem (Eclo. 8,6). A Bíblia conservou, nos Salmos, a memória das orações de idosos que suplicam o favor de Deus. “Não me rejeites no tempo da velhice, não me abandones quando meu vigor se extingue. Ó Deus, tu me ensinastes desde a minha juventude, e até aqui eu anuncio tuas maravilhas. E agora, velho e de cabelos brancos, não me abandones, ó Deus, até que eu anuncie teu braço às gerações futuras, teu poder e tua justiça, ó Deus, até às nuvens” (Sl. 71, 9.18). Moisés já idoso reconhece que já não mais pode deslocar-se. Jesus mesmo lembra a Pedro: “Quando eras jovem, tu mesmo amarrava teu cinto e andava por onde querias; quando, porém fores velho, estenderás as mãos, e outro vai te amarrar e te levará para onde não queres ir” (Jo 21,18).

A idade do idoso na Bíblia aparece em várias cifras: 80 para Berzalai; 84 para a viúva Ana; 110 para José e Josué; 120 para Moisés; Matusalém é o mais idoso que a Bíblia tem notícia. Ele chegou a 969 anos. Sabemos que essas datas não nada exatas. O ser humano no mundo antigo não vivia tanto assim. O número é simbólico. Ele significa ‘muitos anos’ de vida abençoada por Deus. O próprio Salmista diz que a vida chega a 70 anos, somente os mais notáveis é que chegam a 80 (Sl. 90,10).

O mistério da vida nos leva à velhice. E isso é inevitável. Inevitáveis também são os limites que a idade avançada nos impõe. Melhor seria aceitá-los e preparar-se para isso. O que não podemos aceitar são as injustiças sociais cometidas contra o idoso. Esse perfil de idoso a Bíblia também denuncia e clama por justiça. Se uma sociedade não capaz de se preparar parar cuidar dos seus idosos, ela merece ser punida e exigida que mude o seu perfil.

frei Jacir de Freitas Faria, OFM